Variedades

6 hábitos que podem estar prejudicando sua saúde mental

Se você nunca experimentou situações de depressão ou ansiedade, é provável que conheça alguém que esteja passando por isso. Embora, de uma forma ou de outra, tentem ser felizes, ainda assim, existem certos hábitos perpetuados que podem prejudicá-lo em vários níveis.

Alguns têm que a ver com a continuação de uma tradição familiar, enquanto outros respondem às demandas de pressões sociais e culturais nas quais alguém está imerso. Agora, se você deseja modificá-los, primeiro você precisa identificá-los. Aprenda a reconhecer esses 6 hábitos que (embora você não perceba) podem estar prejudicando sua saúde mental.

1. Muito cafeína

Café, alguns chás e certos refrigerantes têm uma quantidade substancial de cafeína. Bem, se você é do tipo de pessoa que não começa sua manhã sem uma xícara de café ou almoço sem uma bebida do tipo coca-cola, temos uma má notícia para você… De acordo com estudos científicos, o excesso de cafeína está ligado ao aumento dos níveis de estresse e ansiedade .

café
Foto: Shixugang/Pixabay

Além disso, foi provado que este estimulante pode dificultar um bom descanso e afetar muito o humor. Tente então diminuir a quantidade de cafeína em sua dieta (especialmente à noite) e opte por beber sucos naturais, chás sem cafeína ou diretamente mais água.

2. Estilo de vida sedentário

sedentário
Foto: Concord90/Pixabay

A ciência mostrou que um estilo de vida sedentário aumenta as chances de sofrer depressão e ansiedade. Na via contrária, a atividade física ajuda a liberar endorfinas, o que produz uma sensação de bem-estar e melhora o humor.

Além disso, aumenta a autoconfiança, lhe dar mais energia e assegura um bom descanso. Lembre-se então de incluir na sua rotina semanal um tipo de exercício que lhe agrade e que o encha de entusiasmo para praticar. Também tente permanecer ativo durante as horas que você dedica ao emprego.

3. Smartphone e computador

celular computador
Foto: Free-Photos/Pixabay

Vários estudos foram encomendados para aprofundar os efeitos de passar muito tempo na frente das telas de computador, Smartphone tablet. Eles mostram que existe um estreito vínculo entre o tempo que gastamos (tanto no trabalho quanto no tempo de lazer) com esses aparelhos e a depressão .

Então, se durante a semana você passar várias horas por dia na frente de um computador, tente em casa não dedicar tempo excessivo às redes sociais. Passe a optar, em todos os casos, por passar um tempo ao ar livre e desfrutar da família e amigos sem ter que usar um dispositivo tecnológico.

4. Abusar dos carboidratos simples

chocolate
Foto: Stevepb/Pixabay

Os carboidratos são significativos para manter os níveis de energia equilibrados. Eles também estão ligados à serotonina (um produto químico que promove bom humor e alegria). No entanto, você deve ter em mente que nem todos os carboidratos são igualmente recomendáveis.

Vegetais e grãos inteiros, por exemplo, contêm carboidratos complexos, enquanto os doces e outros alimentos processados ​​possuem carboidratos simples. O corpo assimila rapidamente carboidratos simples e o predispõe a um aumento significativo nos níveis de açúcar no sangue. Essas mudanças drásticas podem gerar mudanças de humor e aumento de irritabilidade e ansiedade.

Nesse sentido, uma dieta que possui uma grande quantidade de carboidratos complexos em comparação com carboidratos simples ajudará a manter os níveis de açúcar em equilíbrio. Portanto, evite refeições processadas e excesso de açúcares, sal e farinhas refinadas.

5. Pensando que tudo está além do seu controle

pensar pensativo pensando
Foto: Loilamtan/Pixabay

Muitas pessoas têm o hábito de pensar que tudo o que acontece com elas é produzido por uma ação do destino. Segundo essa visão, a responsabilidade pelas ações de alguém é externa e incontrolável. Numerosos estudos associam este tipo de pensamento com um aumento nos níveis de ansiedade e depressão.

Infelizmente, até mesmo a menor situação pode ativar esses mecanismos. Se você costuma se sentir assim, pense que talvez você não possa mudar os eventos que acontecem com você, mas a maneira como você reage a eles. Esta será a chave para ser capaz de lidar com mais serenidade com os conflitos que podem aparecer.

6. Pensamento binário

pensando
Foto: SevenHeads/Pixabay

Existem muitas pessoas que tendem a ir de um extremo para o outro: ou é branco ou é preto; ou está certo ou está errado! Essa maneira de experimentar situações que ocorrem na vida, muitas vezes produz nervosismo e estresse. Nestes casos, é importante notar que é sempre bom estar aberto a diferentes opiniões, pois o levarão a uma vida com maior bem-estar e harmonia.

A saúde mental é um aspecto fundamental da vida e lhe fornece um campo fértil para ser capaz de funcionar fluentemente e aproveitar a vida ao máximo. Se você consegue reconhecer os hábitos que impedem você de alcançá-la, certamente será muito mais fácil superá-los e encontrar alternativas mais saudáveis.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.