Tudo pronto para a 22ª Exposição Agropecuária da Região Central – ExpoLajes, que acontece de 2 a 4 de setembro, no Parque de Exposições Nélio Dias, na cidade de Lajes. A abertura será na sexta-feira (02) às 21h, com presença do secretário de Agricultura, agrônomo Guilherme Saldanha. O evento deve reunir o melhor da caprinovinocultura e bovinocultura potiguar, com expositores de várias partes do estado.
A exposição deve reunir em torno de 1.200 animais e deve movimentar a economia da região, segundo os organizadores. O evento, que terá ainda a 14ª Exposição da Cabra Leiteira, é realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) com apoio do projeto RN Sustentável, e participação da Emparn, Emater/RN e Idiarn, com organização local da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão do Cabugi – ACOSC.
A programação está bastante diversificada e consta de torneios leiteiros, competições, exposição de ovinos e caprinos, mostra de gado das raças Sindi e Guzerá, Leilão da Emparn, feira gastronômica, feira de artesanatos, feira do produtor familiar, pega do bode, concurso Garota ExpoLajes, e apresentações culturais. A parte técnica estará contemplada no dia 2, às 8h às 12h30, com o Dia de Campo; e no dia 3, das 8h às 12h30 um Ciclo de Palestras, com repasse de informações e demonstrações de novas tecnologias para os produtores rurais.
EMPARN – A Emparn vai disponibilizar aos produtores rurais, agricultores familiares e visitantes, material informativo sobre as pesquisas desenvolvidas, e ainda, a comercialização de pintos de um dia, oriundos do projeto Ave Caipira, ao preço de R$ 2.00 a unidade. Também serão distribuídas gratuitamente, 300 raquetes de palma forrageira tolerantes à cochonilha do carmim aos produtores interessados. No sábado (3), às 19h, será realizado o Leilão ‘Emparn/Acosc & Convidados’, com a disponibilização de 30 lotes de caprinos e ovinos de diversas raças.
Durante a exposição, o Idiarn estará com um estande montado para prestar informações aos agricultores sobre sanidade animal e as atividades desenvolvidas. O Idiarn também estará recebendo cinco novas viaturas, modelo Amarok, fruto de um convenio com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para atuar na fiscalização.
Já a Emater-RN irá entregar equipamentos do programa Compra Direta para alguns municípios da Região Central. A ExpoLajes conta o apoio do SEBRAE-RN, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, Sistema Senar/Faern, além das Prefeituras Municipais da Região Central, Apasa, Ancoc e empresas privadas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.