Turismo

Réveillon no Rio: hotéis atingem ocupação de 96% e preveem lotação máxima

A rede hoteleira do Rio de Janeiro registra uma expressiva taxa de ocupação para o Réveillon, com 96% dos quartos já reservados, conforme o levantamento mais recente do HotéisRio, o sindicato do setor. A expectativa é que a ocupação chegue a 100% até o dia 31 de dezembro, especialmente em Copacabana e outras áreas da Zona Sul. O presidente da entidade, Alfredo Lopes, ressalta que as reservas mantêm um ritmo forte.

Analisando um período maior, de 29 de dezembro a 1º de janeiro, a ocupação média é de 85%, alcançando quase 88% em Copacabana e Leme, bairros que sediarão a tradicional festa de Ano Novo. Outras regiões da orla também apresentam números significativos: São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes registram aproximadamente 87% de ocupação, enquanto Ipanema e Leblon ultrapassam os 84%.

O Rio de Janeiro possui cerca de 50 mil quartos de hotel. Lopes enfatiza a importância de investimentos contínuos no setor e da realização de grandes eventos ao longo do ano, citando o Rock in Rio e o show de Madonna como exemplos de sucesso que impulsionam o turismo. Ele argumenta que "o turismo aquece a economia e gera um número enorme de empregos. Essas pessoas também consomem com seus salários e a arrecadação sobe e aí o município pode investir mais em áreas como saúde e educação. Há países que vivem essencialmente do turismo", complementa.

Interior do estado também atrai turistas

A procura por hospedagem no interior do estado também é intensa, superando os números do ano anterior, com 91,30% dos quartos ocupados. Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, e Miguel Pereira, situada entre a Região Serrana e o Vale do Café, destacam-se com taxas de ocupação praticamente totais. Arraial do Cabo é um destino consolidado devido às suas belezas naturais, enquanto Miguel Pereira tem se tornado um ponto turístico atraente, com a inauguração de novos empreendimentos públicos e privados.

Além dessas localidades, outras seis cidades registram ocupação superior a 90%: Cabo Frio, Rio das Ostras e Armação dos Búzios, na Região dos Lagos; Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde; e Itatiaia, na Região Sul. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.