A virada do ano na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, contará com a presença de seis navios de cruzeiro, além de centenas de embarcações de menor porte. A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro concedeu autorização para que os navios acompanhem a queima de fogos, um dos espetáculos mais aguardados do réveillon carioca.
Além dos grandes cruzeiros, a Capitania dos Portos também está coordenando a inspeção de cerca de 200 a 300 barcos, incluindo embarcações de esporte, turismo náutico e transporte de passageiros. O objetivo é garantir a segurança de todos que desejam celebrar a chegada do novo ano nas águas de Copacabana.
Inspeções e Segurança
As embarcações interessadas em participar da festa devem solicitar a inspeção à Capitania dos Portos. O prazo para a realização dessas inspeções se encerra no dia 30 de dezembro. Segundo o capitão dos Portos do Rio de Janeiro, comandante Luciano Calixto, a inspeção inclui “a verificação de documentos, de itens de segurança, do cumprimento da lotação de cada embarcação.”
No dia 31, antes de se aproximarem da orla de Copacabana, os condutores das embarcações serão submetidos ao teste do bafômetro. Aqueles que forem aprovados receberão uma pulseira de “zero álcool” e terão suas embarcações liberadas para navegar. A fiscalização rigorosa visa garantir a segurança de todos os participantes do evento.
Organização das Embarcações
A Capitania dos Portos também ficará responsável pela inspeção das dez balsas que darão suporte à queima de fogos, que terá duração de 12 minutos, a partir da meia-noite. A organização da disposição das embarcações na água será realizada de forma estratégica. As balsas com os fogos serão posicionadas mais próximas da praia. Em seguida, virão os rebocadores e barcos de apoio, as embarcações da Marinha, depois, os barcos menores e, por último, os seis navios de cruzeiro, que ficarão mais distantes da costa.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.