A praia de Barra de Tabatinga, situada no município de Nísia Floresta, no litoral sul do Rio Grande do Norte, conquistou o título de melhor destino turístico do Brasil para 2025. A eleição foi realizada pela plataforma de hospedagens Booking.com, que divulgou um ranking com os cinco melhores destinos nacionais.
O anúncio foi feito pelo Ministério do Turismo, que ressaltou o potencial da região em oferecer experiências únicas, combinando praias paradisíacas, trilhas ecológicas e paisagens naturais exuberantes. O turismo no Rio Grande do Norte tem apresentado números expressivos, com um crescimento notável desde 2020.
Localizada a aproximadamente 40 quilômetros de Natal, Tabatinga se destaca por suas águas cristalinas, imponentes falésias coloridas e condições ideais para a prática de atividades como o voo de parapente. Um dos seus principais atrativos é o Mirante dos Golfinhos, um ponto estratégico que proporciona uma vista panorâmica do oceano e a observação da vida marinha local.
A escolha de Barra de Tabatinga como melhor destino turístico coincide com o período em que o turismo no RN viu um aumento de 10% nos gastos de turistas durante a alta temporada de 2024-2025, indicando um crescimento contínuo na atratividade do estado.
Além de Barra de Tabatinga, a lista elaborada pela Booking.com inclui outros destinos de destaque no cenário nacional:
- Córrego do Bom Jesus (MG)
- Camaçari (BA)
- Costa dos Corais (AL)
- Praia dos Carneiros (PE)
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o Brasil possui diversidade suficiente para agradar aos mais variados perfis de turistas. “Listas como esta são uma pequena amostra de todo o nosso potencial e contribuem para que cada vez mais brasileiros e estrangeiros viajem em nosso território”, afirma.
Como forma de incentivar o turismo doméstico, o Ministério do Turismo tem investido em programas como o “Conheça o Brasil: Voando”, lançado em 2023. A iniciativa busca ampliar e diversificar a malha aérea nacional, facilitando o acesso a diferentes regiões do país e promovendo o deslocamento interno de turistas.
Na última alta temporada, as principais companhias aéreas do país ampliaram em 10,7% a oferta de voos em relação ao ano anterior. Para 2025, o programa projeta utilizar os 29,8 milhões de assentos disponíveis para ampliar o alcance de destinos nacionais e fomentar ainda mais o setor turístico brasileiro.
10 lagoas paradisíacas do litoral potiguar que você precisa conhecer
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.