Trânsito

I Encontro de Gestores Municipais debate segurança no trânsito do RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em parceria com o Programa Vida no Trânsito (PVT), realizou na última quinta-feira (12) o I Encontro de Gestores Municipais e Órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. O evento, focado na realidade municipal, teve como objetivo central discutir as demandas sociais e propor soluções para a problemática dos acidentes de trânsito no estado.

Painel sobre impactos sociais dos acidentes

A abertura do encontro contou com um painel dedicado aos impactos sociais dos sinistros de trânsito nos municípios. A discussão se concentrou nos efeitos devastadores desses acidentes no sistema de saúde pública. Durante a apresentação, a Coordenadora do Caop Cidadania do MPRN apresentou o Projeto Trânsito Cidadão, iniciativa que visa à implementação de políticas públicas eficazes para a diminuição significativa dos acidentes de trânsito.

Integração ao Sistema Nacional de Trânsito e desenvolvimento sustentável

O segundo painel focou na integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), abordando a importância do desenvolvimento sustentável, social e econômico nesse contexto. As experiências bem-sucedidas de Pau dos Ferros, Baraúna e Mossoró serviram como exemplos de boas práticas em trânsito e mobilidade urbana. A participação de prefeitos eleitos de Assu, Areia Branca e Baraúna, municípios que mais encaminham vítimas para o Hospital Regional Tarcísio Maia (Mossoró), e da prefeita de Macau, destacou a importância da atuação local. O promotor de Justiça da Promotoria de Macau, Mac Lennon Lira, detalhou as ações empreendidas para a integração de Macau ao SNT. Ações como a intensificação da fiscalização durante feriados prolongados, como a realizada pela PRF, são fundamentais para a segurança viária.

Parcerias e cooperação para um trânsito mais seguro

O encontro culminou com um painel sobre parcerias, convênios e acordos de cooperação. Representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apresentaram exemplos concretos de iniciativas conjuntas para a melhoria da segurança viária. A troca de experiências entre os diversos órgãos e a participação ativa dos gestores municipais demonstram o compromisso em construir um trânsito mais seguro e eficiente no Rio Grande do Norte. Eventos como o Carnatal e o Halleluya, que alteram o trânsito em Natal, exigem planejamento e integração entre os órgãos de trânsito para garantir a segurança de todos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.