Atualidade

Festival Gastronômico de Caicó impulsiona inovação e empreendedorismo no setor alimentício

O Festival Gastronômico de Caicó 2024 se destacou não apenas pela premiação dos melhores pratos regionais, mas também como um catalisador para o empreendedorismo no setor de alimentos do Seridó. O evento, que teve o Circuito de Restaurantes como ponto alto, incentivou a criatividade e a competitividade entre estabelecimentos locais, projetando Caicó como um polo gastronômico em ascensão no estado.

Sete restaurantes participaram do desafio de criar pratos exclusivos, utilizando ingredientes típicos da região, como carne de sol e queijos, com o objetivo de valorizar a identidade local e explorar novas possibilidades culinárias. Entre 15 de novembro e 10 de dezembro, moradores e turistas puderam experimentar e votar virtualmente nos pratos inéditos, avaliando critérios como criatividade, sabor (harmonia dos ingredientes e aroma) e qualidade do atendimento.

Premiação e Destaques

O chef Wanderson Dantas, do Armazém 400, conquistou o primeiro lugar na categoria Prato Principal com a receita “Meu Sertão”, ressaltando a importância de unir tradição e inovação. Segundo ele, “usando ingredientes tradicionais, mostramos que é possível criar algo sofisticado e inovador, proporcionar algo diferente e positivo para o cliente”. Já o Restaurante Caiçara 21, com apenas um ano e seis meses de operação, alcançou o pódio em todas as três categorias, demonstrando o impacto positivo do programa de capacitação e consultoria do Sebrae.

O Caiçara 21 conquistou o primeiro lugar na categoria Sobremesas com a receita “Frescor Sertanejo”, além do segundo lugar nas categorias Entrada/Petisco e Prato Principal, com os pratos Carpaccio à Caicó e Cupim Cabra da Peste, respectivamente. Segundo Bernardo Cunha Alves, sócio-administrador do restaurante, a participação no programa do Sebrae foi “fundamental para elevar o padrão de atendimento, implementar boas práticas e aprimorar a organização interna, beneficiando diretamente as operações do restaurante”. Estes pratos, criados para o festival, impulsionaram o movimento dos restaurantes e abriram oportunidades para inclusão de receitas de destaque nos cardápios fixos, como ocorreu no Armazém 400.

Capacitação e Desenvolvimento

O festival promoveu o aprimoramento profissional através do programa Sabores do Seridó, do Sebrae, que oferece capacitações e consultorias em áreas como técnicas de atendimento ao cliente, gestão financeira e produção eficiente. O programa contempla três soluções principais: técnicas de vendas e atendimento para atendentes; melhorias no processo produtivo; e elaboração de ficha técnica e cardápio. Além disso, os restaurantes participantes tiveram acesso a orientação técnica em finanças.

O Sebrae impulsiona a inovação no RN com foco em desenvolvimento regional e políticas públicas.

Potencial Turístico e Econômico

O evento também evidenciou o potencial de Caicó como destino para os amantes da culinária. A iniciativa promoveu a economia local, envolvendo restaurantes, fornecedores e pequenos produtores, além de atrair turistas. O empreendedor de turismo Geovani Robson elogiou a iniciativa, destacando a importância da combinação de criatividade e qualidade profissional para posicionar Caicó no mapa da gastronomia regional.

Estrutura e Apoio

A 2ª edição do festival, organizada pela Agência Referência, contou com o apoio institucional do Sebrae, do Sistema Fecomércio RN (SESC e SENAC) e de outros patrocinadores, que garantiram estrutura e visibilidade para os participantes.

Segundo Pedro Medeiros, gerente do Sebrae em Caicó, “eventos como este fomentam o empreendedorismo, qualificam os profissionais e posicionam a cidade como um destino de turismo gastronômico, fortalecendo toda a cadeia produtiva local”. O Festival Gastronômico de Caicó demonstrou ser um espaço para o potencial empreendedor da região, inspirando restaurantes e profissionais a inovar e se posicionar no mercado com mais estratégia e qualidade.

Vencedores por Categoria

Entrada/Petisco:

  • 1º lugar: Coxinha Caicoense – Lanchonete Lula Gula
  • 2º lugar: Carpaccio à Caicó – Caiçara 21

Sobremesa:

  • 1º lugar: Frescor Sertanejo – Caiçara 21
  • 2º lugar: Cheesecake Arcaico – Dona Bela Doceria

Prato Principal:

  • 1º lugar: Meu Sertão – Armazém 400
  • 2º lugar: Cupim Cabra da Peste – Caiçara 21

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.