Tecnologia

WhatsApp: novo bug pode bloquear o aplicativo de todos os membros de um grupo

A Check Point Research, um provedor especializado em segurança cibernética, descobriu uma nova vulnerabilidade no WhatsApp, o popular aplicativo de mensagens instantâneas usado por 1,5 bilhão de pessoas.

Essa falha de segurança permite que os cibercriminosos enviem uma mensagem maliciosa em um bate-papo que bloqueia o aplicativo de todos os membros do grupo. Esse novo erro crítico no aplicativo se soma a outros problemas de segurança que o WhatsApp enfrentou nos últimos meses.

Os pesquisadores descobriram a vulnerabilidade inspecionando as comunicações entre o WhatsApp e o WhatsApp Web – a versão para PC/Notebook do aplicativo, que reflete todas as mensagens enviadas e recebidas do telefone de um usuário.

Normalmente, quando um membro de um grupo do WhatsApp envia uma mensagem para o bate-papo em grupo, o aplicativo examina o parâmetro “participante”, que contém o número de telefone, para identificar quem enviou a mensagem e os especialistas do Check Point perceberam que esse parâmetro pode ser manipulado nas comunicações do WhatsApp.

Que problemas essa vulnerabilidade traz?

Essa vulnerabilidade obriga a desinstalar e reinstalar o aplicativo para poder usá-lo novamente, assim como eliminar o grupo de conversação infectado, o que significa perder histórico, arquivos compartilhados etc.

Além disso, os cibercriminosos podem explorar essa vulnerabilidade para criar um loop destrutivo no aplicativo seguindo este padrão:

  • Ele se infiltra em um bate-papo em grupo e finge ser um membro dele. O aplicativo permite até 256 participantes por grupo, permitindo que essa ação seja relativamente simples.
  • Depois disso, modifica parâmetros específicos de mensagens, edita e envia mensagens maliciosas aos participantes através do WhatsApp Web e de uma ferramenta de depuração do navegador.
  • Ele gera um loop de bloqueio imparável que afeta todos os membros do grupo, negando-lhes acesso a todas as funções do WhatsApp.
WhatsApp novo bug pode bloquear o aplicativo para todos os membros de um grupo

O que você pode fazer para se proteger?

Em agosto, a Check Point informou ao WhatsApp os erros encontrados e a empresa desenvolveu um patch de segurança disponível na versão 2.19.246 lançada em setembro.

Essa nova variante incorpora novos controles para impedir que pessoas sejam adicionadas a grupos indesejados e, assim, evitar a comunicação com participantes indesejados.

Oded Vanunu, chefe de pesquisa de vulnerabilidade de produtos da Check Point, alerta que “o WhatsApp é um dos principais canais de comunicação do mundo, não apenas para usuários, mas também para empresas e órgãos governamentais; portanto, ter acesso ao aplicativo para impedir seu uso e eliminar informações valiosas de grupos de bate-papo é um recurso muito atraente para os cibercriminosos. Por esse motivo, é essencial que os usuários atualizem o WhatsApp para a versão mais recente disponível para se proteger contra um possível ataque desse tipo.”

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.