Tecnologia

Se alguém lhe enviar isso no Facebook Messenger, não clique

O golpe parece se espalhar a partir de contas de amigos e familiares e tem uma mensagem bastante sugestiva

Golpes de phishing estão em toda parte da internet, e o Facebook Messenger não é exceção. O mais recente: quatro palavras que supostamente vêm de um contato conhecido, quatro palavras destinadas a induzir o usuário a clicar em um link malicioso.

O golpe parece se espalhar a partir de contas de amigos e familiares e tem uma mensagem bastante sugestiva: “veja o que encontrei”. Após as quatro palavras não há uma imagem engraçada ou um gif engraçado, mas simplesmente um link.

Clicar nele solicita que o usuário faça login no Facebook novamente. O problema? Que não é a página real do Facebook, mas outro site projetado para roubar seus dados, instalar malware em seu dispositivo ou assumir sua conta.

Na realidade, o golpe segue as mesmas diretrizes de muitos outros semelhantes que nos chegam por e-mail ou na forma de mensagem de texto em nosso celular. Nos últimos tempos, também houve uma série de golpes que tentam levar as pessoas a investir em criptomoedas no Instagram.

Como quase sempre nestes casos, é melhor aplicar o bom senso e ter cuidado se nos depararmos com uma mensagem incomum ou inesperada. O “alarme” interno também pode nos soar se percebermos que a mensagem está escrita de forma estranha ou se a gramática não faz muito sentido. Se também for acompanhado por um link estranho, tem todas as características de ser algum tipo de fraude.

Mensagens aparentemente vindas de um amigo do Facebook resultam muito mais em cliques do que mensagens enviadas por estranhos, porque as pessoas podem se concentrar apenas ou principalmente no nome do remetente em vez do conteúdo da mensagem”, disse ao 7NEWS o especialista em segurança cibernética da Edith Cowan University, Leslie Sikos.

O que observar para não cair no golpe

Sikos diz que, embora o golpe possa ser difícil de detectar, pode haver várias pistas que fornecem uma mensagem de phishing.

(Por exemplo) não há uma saudação e/ou assinatura adequada que corresponda ao estilo do remetente”, disse ele.

Os golpes geralmente têm gramática ruim ou erros de digitação que também podem indicar sua verdadeira natureza”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.