O século XXI é fundamentalmente visual. Se estivermos atentos, veremos que as imagens estão em toda a parte e que todos os meios se focam no design e na fotografia, tentando apelar aos sentidos de uma sociedade cada vez mais voltada para a imagem.
A televisão, as ruas e mesmo a imprensa começam a preencher-se de histórias contadas através de imagens. Esta realidade, no entanto, não é exclusiva do meio analógico. Pelo contrário! Ela nasceu grandemente do digital e continua a ter uma vivência intensa nas plataformas online.
As imagens são tão importantes no nosso século que, se pensarmos sobre esta questão, veremos que todos somos críticos de design. Hoje, olhando uma imagem, ainda que amadora, no Instagram, todos comentamos sobre a sua capacidade de nos captar, analisando pormenores sobre a luz, a estrutura e a composição. Da mesma forma, debruçamo-nos sobre as modelos de revista, os ângulos e a cor; e destacamos o brilhantismo de alguns aspetos de design arquitetónico e automóvel.
Não estamos desatentos face à imagem e isso significa que, sendo consumidores, estamos a impulsionar lógicas de mercado cada vez mais voltadas para o design digital. Os criadores de empresas como lojas online ou outros espaços de e-commerce conhecem bem esta realidade e sabem que não poderão dar ao público o que quer (e merece) a menos que apostem fortemente na construção da imagem da marca.
Evidentemente, muitos são os aspetos que contam para esta imagem e nem todos são visuais. Ainda assim, aspetos visuais, como o logótipo, a estrutura dos conteúdos ou a fotografia dos produtos não podem ser descurados. Assim, para o ajudarmos a criar uma empresa de sucesso, exploramos hoje o papel das imagens e do visual na construção de uma empresa online. Venha conhecer alguns aspetos que não podem ser esquecidos.
Um mundo visual e a imagem que dá rosto à marca
Um negócio online é sempre um risco. Num mundo essencialmente digital, onde tudo acontece depressa e o nascimento sucessivo de empresas é diário, as lógicas da concorrência obrigam a que um empreendedor se preocupe com todos os aspetos da imagem da marca.
Uma parte muito importante do marketing para o online é o design digital e este prende-se com diversos aspetos sobre a apresentação do espaço de e-commerce aos outros.
Depois de ter criado um nome e uma identidade para a sua marca, será importante que se foque nas questões visuais. A primeira coisa que terá de perguntar será como fazer um logotipo. Fazer um logótipo é muito importante, já que este é o elemento visual que vai identificar a sua marca. O logótipo deve ter a ver com a marca e com o nome, ser original, fácil de identificar e destacar-se face aos demais. Um logótipo bem legível e fácil de identificar pode ajudar a dar o devido destaque a uma empresa, enquanto que um mau logótipo irá fazer com que esta passe despercebida aos olhos do consumidor.
Claro que a contratação de profissionais do design seria uma boa opção para garantir que constrói um logótipo de qualidade mas, caso não o possa fazer, tem também à disposição ferramentas digitais e geradores que poderão ajudá-lo a cumprir esta função.
Imagens dos produtos comercializados
Mas não é apenas no logótipo que as imagens são importantes. É igualmente importante que pense nas imagens que vai colocar no seu site e nas redes sociais para ajudar a promover os seus produtos ou mesmo para mostrar os seus produtos aos seus clientes.
Alguns produtos mais comuns estão disponíveis em bancos de imagens e não têm direitos de autor, pelo que serão de utilização livre. Ainda assim, a questão do copywright deve sempre ser verificada, já que existem normas estritas sobre esta questão que podem envolver a sua empresa em sérios problemas legais.
Lembre-se sempre de que todas as imagens que apresentar servirão para edificar a própria imagem da sua marca. Isto é: deve garantir que são imagens claras, reais e com qualidade; para assegurar que passa ao cliente princípios tão importantes como o brio, a confiança e o caráter.
Estrutura do próprio site e apresentação de conteúdos
Ao abrir o seu site de vendas online, o cliente deve deparar-se com um ambiente limpo e simples de navegar.
Os sites mais simples tendem a ser mais apelativos, levando o utilizador a permanecer mais tempo no site e, como tal, a comprar mais.
Deve ainda ter em consideração, na criação da imagem deste espaço, que os conteúdos devem estar visíveis, acessíveis e ser fáceis de ler. Por exemplo, um texto amarelo sobre fundo branco dificilmente será lido por alguém, já que existe pouco contraste.
Tente criar um espaço bonito e user-friendly para os seus utilizadores. Isto ajudará a dar uma boa imagem à sua marca e garantirá o sucesso da sua loja online.
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