Tecnologia

Hackers usam o nome da Uber para aplicar novo golpe

Especialistas em Segurança da PSafe – empresa desenvolvedora do aplicativo DFNDR, identificaram mais de dez links falsos, criados por hackers, que supostamente levariam internautas a se cadastrarem como motoristas no site oficial da Uber, mas na verdade funcionam como um sistema de roubo de dados. Mais de cinco mil pessoas foram afetadas pelo golpe.

Como funciona o golpe que está usando o nome da Uber:

Diferente dos outros golpes que são divulgados via WhatsApp, esse se espalha por meio de e-mail e SMS. Os links possuem falsos formulários de cadastro para ingressar como motorista no aplicativo de viagens e solicitam informações pessoais dos internautas, que são utilizadas para fraudes financeiras.

“É importante que, ao receber links desconhecidos, os usuários prestem atenção na URL, pois, muitas vezes, ela contém palavras e domínios suspeitos. Além disso, é necessário criar o hábito de não compartilhar com amigos e familiares nenhum arquivo ou página web cuja procedência não é conhecida”, ressalta o Emílio Simoni, gerente de segurança da PSafe, que também salienta a importância de manter um antivírus atualizado no celular para detectar e bloquear sites maliciosos.

Segundo Emílio, golpes como esse que envolve o nome da Uber, estão cada vez mais comum e tem como objetivo prejudicar pessoas que buscam alternativas de complementação de renda ou que integram o montante de 13 milhões de desempregados do país – dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Confira prints de alguns dos sites detectados:

golpe uber

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.