O Google está expandindo o acesso a recursos baseados em Inteligência Artificial (IA) no Google Maps e na Busca, além de adicionar novas funcionalidades para melhorar a experiência do usuário. As novidades visam facilitar a navegação e o acesso à informação, tornando os serviços mais intuitivos e eficientes.
O Google Maps agora apresenta informações adicionais diretamente na tela de visão geral da rota. Anteriormente, para verificar detalhes como dificuldade de estacionamento ou estimativa de economia de combustível, era necessário expandir a visão geral ou acessar menus adicionais. Agora, esses dados estão disponíveis de forma mais imediata, agilizando o planejamento da viagem.
As novas informações incluem:
- Dificuldade de estacionamento no destino.
- Estimativa de economia de combustível ao longo da rota.
- Horário previsto de chegada.
Inicialmente, esses recursos podem estar disponíveis para um grupo limitado de usuários, com uma implementação mais ampla a seguir. Para aumentar as chances de acesso antecipado, certifique-se de que seu aplicativo Maps está atualizado.
Busca do Google: modo IA expandido para mais usuários
O Google também está ampliando o acesso ao “Modo IA” na Busca, que utiliza o Gemini 2.0 para fornecer resultados mais detalhados e contextuais. Lançado inicialmente para assinantes do Google One AI Premium, o Modo IA agora está disponível para usuários regulares do Google nos Estados Unidos.
Leia também: Amazon lança Alexa Plus para competir com Google Gemini, turbinando assistente virtual com IA.
O Modo IA funciona ao lado dos resultados de busca tradicionais, oferecendo uma experiência aprimorada com:
- Raciocínio avançado e capacidades multimodais.
- Suporte para perguntas de acompanhamento, permitindo explorar tópicos em profundidade.
- Resumos de informações, eliminando a necessidade de visitar múltiplos sites.
Robby Stein, vice-presidente de produto do Google Search, anunciou a expansão do Modo IA na plataforma X:
“Ainda não há informações sobre a expansão do Modo IA para outros países. Usuários interessados podem se inscrever na lista de espera do experimento no Google Labs. Vale lembrar que o Google Meet automatiza resumos de notas com IA para mais sete idiomas, facilitando ainda mais a vida dos usuários. Além disso, a Google libera funcionalidades avançadas do Gemini para usuários da versão gratuita,”.
O Google planeja aprimorar o Modo IA com respostas visuais, formatação mais rica e novas formas de acesso a conteúdo relevante da web. Embora ainda em fase inicial de testes, o Modo IA tem o potencial de transformar a forma como bilhões de pessoas interagem com a Busca do Google.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.