Uma interrupção inesperada nos servidores do Google está impedindo que usuários do Chromecast (2ª geração) e Chromecast Audio transmitam conteúdo para suas TVs. Adicionalmente, o acesso aos dispositivos através do aplicativo Google Home também está indisponível. Reiniciar ou reconfigurar os dispositivos não soluciona o problema, indicando uma falha do lado do servidor.
De acordo com relatos em fóruns do Reddit, a falha parece afetar especificamente os modelos mais antigos do Chromecast (2ª geração) e Chromecast Audio. Dispositivos mais recentes, como o Chromecast com Google TV e Chromecast Ultra, não foram impactados.
O site 9to5Google reporta que alguns usuários estão visualizando a mensagem de erro: “Dispositivo não confiável: [nome] não pôde ser verificado. Isso pode ser causado por um firmware desatualizado do dispositivo“.
Aparentemente, a falha atinge usuários do Chromecast em escala global, não se restringindo a mercados específicos.
Solução alternativa temporária
Um usuário do Reddit encontrou uma solução provisória que tem funcionado para alguns: redefinir o Chromecast e ajustar manualmente a data do smartphone para antes de 9 de março de 2025. Após isso, é possível configurar o Chromecast novamente usando o aplicativo Google Home. No entanto, essa é uma solução complexa para um problema que, aparentemente, se origina nos servidores do Google.
Especula-se que a causa raiz do problema seja a expiração de um certificado essencial para os modelos Chromecast (2ª Geração) e Chromecast Audio. Um usuário do Reddit alega que a autoridade de certificação intermediária para esses dispositivos expirou em 9 de março de 2025, impedindo a validação dos aparelhos pelos servidores do Google.
A interrupção já dura mais de 15 horas, e o Google ainda não emitiu um comunicado oficial sobre o assunto. A expectativa é que a empresa resolva o problema o mais rápido possível.
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