Em meio a um apocalipse zumbi, todos precisam de proteção, até mesmo os atores. Recentemente, a Activision confirmou que os dubladores de Call of Duty: Black Ops 6 Zombies foram substituídos. A notícia surge após rumores de que quase todos os dubladores do jogo pediram demissão devido à falta de proteção contra o uso de inteligência artificial (IA). O uso de IA pela empresa tem sido um tema de debate.
Em um artigo recente do Game Developer, um porta-voz da Activision declarou: “Respeitamos a escolha pessoal desses artistas. Por respeito a todos os envolvidos, não faremos novos comentários sobre as negociações em andamento com o SAG-AFTRA. Esperamos um resultado mutuamente benéfico o mais rápido possível”. A substituição dos dubladores ocorreu após a greve do SAG-AFTRA em julho, que tratou principalmente da falta de proteção contra IA para os membros do sindicato.
Jogadores questionaram a presença dos dubladores nas novas atualizações de Black Ops 6, notando que personagens como William Peck e Samatha Maxis soavam diferentes. Inicialmente, os atores Zeke Alton e Julie Nathanson estavam escalados para seus respectivos papéis, mas Alton não aparece nos créditos. Já Nathanson e outros artistas não foram creditados por seus personagens (Samatha Maxis aparece como uma personagem de IA chamada S.A.M.).
Muitos notaram a mudança na voz de Peck no trailer de Black Ops 6 em agosto e em sua aparição no jogo em novembro. O Game Developer conseguiu entrar em contato com Zeke Alton, que afirmou: “Pelo que sei, essa performance não é minha… É o personagem deles e eles podem fazer o que quiserem com ele. Minha única preocupação é com minha marca como artista. Fãs do jogo entraram em contato comigo porque a falta de crédito do ator substituto implica que ainda pode ser eu, o que representa injustamente minhas habilidades como artista”.
Os dubladores da Activision enfrentaram uma situação complicada devido aos termos da recente greve do SAG-AFTRA. Call of Duty: Black Ops 6 estava em desenvolvimento antes da greve, o que significa que não se enquadra como violação do Acordo de Mídia Interativa. Há muita incerteza em relação à posição da empresa sobre a greve, já que os atores podem ter recebido um contrato diário para retornar aos seus papéis.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.