Tecnologia

Descubra os tipos de monstros em ‘Yu-Gi-Oh!’ e suas habilidades únicas

No universo do Yu-Gi-Oh! Trading Card Game, a maioria dos monstros são de Efeito, mas alguns possuem habilidades adicionais que os categorizam. As cinco habilidades — Flip, Gemini, Spirit, Toon e Union — são exclusivas de Monstros de Efeito e sua classificação aparece antes da palavra “Efeito”. Até o momento, nenhum monstro do Extra Deck possui uma dessas habilidades. Pendulum e Tuner não são habilidades e podem ser aplicadas a monstros de Efeito ou não, incluindo os do Extra Deck. Por exemplo, Yoko-Zuna Sumo Spirit é um monstro Spirit do tipo Pendulum.

Cada habilidade de Monstro de Efeito possui cartas de suporte próprias, tornando-as praticamente arquétipos. Alguns arquétipos são compostos inteiramente por monstros com essas habilidades. Se o efeito de um monstro é negado, qualquer efeito associado à sua habilidade também é negado, mas a habilidade em si ainda se aplica a outros efeitos de cartas. Comic Hand e Hebo, Lord of the River, por exemplo, podem tratar qualquer monstro como um monstro Toon ou Spirit, respectivamente, independentemente do tipo.

Monstros Flip:

A habilidade Flip é a mais antiga do jogo, existindo desde o primeiro Booster Pack, “Legend of Blue Eyes White Dragon”, lançado em março de 2002. Os efeitos Flip são ativados quando um monstro Flip é virado para cima, seja por batalha, invocação Flip ou efeito de carta. Se um monstro Flip é destruído em batalha, seu efeito Flip é ativado no campo durante a Etapa de Dano, após o cálculo do dano. Isso dificulta a resposta a eles, já que algumas cartas não podem ser ativadas nessa etapa. Vários arquétipos utilizam monstros Flip, como Krawler, Prediction Princess e Subterror. No entanto, eles são considerados lentos no metagame atual. Algumas cartas como Sol e Luna ou World Legacy Pawns facilitam o uso de efeitos Flip. Os efeitos Flip sempre começam com “FLIP:” em seu texto.

Monstros Gemini:

Os monstros Gemini surgiram no Booster Pack Tactical Evolution, em agosto de 2007. Eles são tratados inicialmente como Monstros Normais no campo e no Cemitério, mas podem ganhar seus efeitos se uma Invocação Normal adicional for usada enquanto estiverem virados para cima no campo. Esse processo é conhecido como Invocação Gemini e consome a Invocação Normal/Colocação do jogador naquele turno. Após a Invocação Gemini, o monstro passa a ser tratado como um Monstro de Efeito e ganha seus efeitos. Por serem tratados inicialmente como Monstros Normais, não são afetados por cartas que funcionam apenas contra Monstros de Efeito, como Fiendish Chain e Successor Soul, mas podem ser afetados por cartas que funcionam em Monstros Normais. Os Chemicritter são quase todos monstros Gemini, com exceção de Vola-Chemicritter Methydraco. A versatilidade é o ponto forte dos decks Gemini, porém, eles são vulneráveis a cartas que restringem ou respondem a invocações e remoção de monstros.

Monstros Spirit:

Introduzidos no Booster Pack Legacy of Darkness, em junho de 2003, os monstros Spirit retornam para a mão do seu dono durante a Fase Final do turno em que são invocados. Se o efeito de um monstro Spirit é negado, ele permanece no campo. A maioria não pode ser Invocada por Invocação Especial, embora alguns possam, como Konohanasakuya e Shinobaron Peacock. Para compensar, muitos monstros Spirit têm efeitos poderosos. Yata-Garasu e Tsukuyomi, por exemplo, já foram proibidos. Apesar disso, decks focados em Spirit não são competitivos, pois têm pouca capacidade para Invocações Especiais e dificuldade para manter presença em campo.

Monstros Toon:

Os monstros Toon, que surgiram no Booster Pack Spell Ruler em setembro de 2002, são versões cartunizadas de monstros existentes. A maioria depende da presença de Mundo Toon para utilizar seu potencial. Eles podem atacar diretamente se o oponente não controlar um monstro Toon. Os primeiros monstros Toon precisavam de Mundo Toon para serem invocados, exigiam um pagamento de 500 Pontos de Vida para atacar e eram destruídos caso Mundo Toon fosse destruído. Mais tarde, alguns não precisavam mais de Mundo Toon para serem invocados, mas não podiam atacar diretamente a menos que Mundo Toon estivesse no campo. Para facilitar, foi adicionado o Reino Toon, uma carta de Campo que protege monstros Toon de ataques. Os decks Toon costumam usar cartas como Comic Hand e Mimicat para roubar cartas do oponente. Cartas como Toon Table of Contents e Toon Bookmark ajudam a buscar cartas, enquanto Toon Page-Flip invoca monstros Toon.

Monstros Union:

Estes monstros, introduzidos no Booster Pack Magician's Force em outubro de 2003, podem se equipar a outro monstro ou desequipar para se Invocarem por Invocação Especial. Os mais antigos só podiam se equipar a monstros específicos e se destruíam se o monstro equipado fosse destruído em batalha. Já os mais recentes removem essas restrições e protegem o monstro equipado contra destruição por efeito de carta. A série A-to-Z é focada em monstros Union, com alguns monstros Vylon e Machina também sendo do tipo Union. Muitas cartas de suporte existem para monstros Union, como Formation Union e Combination Attack, que auxiliam em seus efeitos de equipar e desequipar.

Estes são alguns dos principais tipos de monstros com habilidades especiais em Yu-Gi-Oh!, cada um com suas particularidades e estratégias.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.