Um novo sistema de pagamento biométrico está revolucionando a forma como os chineses realizam transações. Desenvolvido pela Tencent, uma gigante da tecnologia chinesa, o Weixin Palm Payment permite que usuários efetuem pagamentos e acessem locais com um simples escaneamento da palma da mão.
A tecnologia, implementada em transporte público e edifícios, utiliza uma câmera infravermelha para capturar a impressão digital única da palma e o padrão das veias. Esse processo garante uma identificação rápida e precisa, concluindo a transação em segundos. O subgerente geral da unidade de aplicações industriais da Weixin Pay, Guo Rizen, expressou confiança no sucesso do sistema, declarando: “Tenemos confianza en esto”.
Embora a Tencent defenda o sistema com mensagens como “Pagar com a palma da mão é como saludar a um amigo”, a facilidade do método levanta preocupações sobre segurança e privacidade. A coleta de dados biométricos em larga escala gera receios sobre potenciais usos para vigilância massiva, como alerta Edward Santow, professor de tecnologia responsável na Universidade de Tecnologia de Sídney: “Las personas no quieren participar en una especie de estado de vigilancia”.
A empresa não está sozinha nessa empreitada. A Amazon, por exemplo, já utiliza uma tecnologia similar, o Amazon One, para pagamentos biométricos. Entretanto, a abordagem da Tencent vem ganhando força rapidamente na China.
Santow também destaca o risco de roubo de dados biométricos, que, se vendidos no mercado negro, podem causar graves prejuízos aos usuários. Ele caracteriza essa informação como um “imán para los ciberdelincuentes”.
Fundada em 1998, a Tencent é um ator importante nos setores de entretenimento, jogos eletrônicos, tecnologia financeira (fintech) e redes sociais. O Weixin Palm Payment demonstra a ambição da empresa em expandir seus serviços e introduzir a biometria para o uso cotidiano.
Apesar dos desafios relacionados à privacidade e segurança cibernética, a velocidade, praticidade e precisão do sistema podem torná-lo um padrão global de pagamento nos próximos anos. A condição, contudo, é a implementação de medidas robustas para proteger as informações dos usuários. A combinação desses fatores – rapidez, conveniência e precisão – pode transformar os pagamentos biométricos num padrão global nos próximos anos, desde que medidas de segurança de dados robustas sejam implementadas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.