Tecnologia
Tendência

Celular Seguro: Usuários de aparelhos roubados receberão alertas e poderão ser responsabilizados

Celular Seguro alerta sobre aparelhos roubados. Portador deve entregar em delegacia ou responder por receptação.

Usuários de telefones celulares roubados ou furtados, e que estejam cadastrados no aplicativo Celular Seguro, receberão alertas sobre a origem criminosa do aparelho. O aviso, enviado via aplicativo ou SMS, instrui o portador a entregar o dispositivo em uma delegacia.

A medida é uma nova funcionalidade do programa Celular Seguro, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançada em dezembro de 2023. Caso o usuário ignore o alerta e não entregue o celular às autoridades, poderá ser responsabilizado por receptação ou furto, dependendo do resultado da investigação policial.

O principal objetivo da ação é conscientizar aqueles que, sem saber, adquiriram um aparelho de origem ilícita, combatendo assim o comércio de celulares roubados ou furtados. O alerta não visa intimidar criminosos que já têm ciência da procedência ilegal do dispositivo.

Como cadastrar seu celular no Celular Seguro

Para proteger seu aparelho, siga os passos abaixo:

  1. Baixe o aplicativo Celular Seguro, disponível para Android e iOS.
  2. Faça login utilizando sua conta gov.br.
  3. Clique em “registrar telefone” e, em seguida, selecione “cadastrar telefone”.
  4. Insira os dados do seu celular: número, operadora e marca.
  5. Clique em “cadastrar”.

Durante o cadastro, é possível indicar uma pessoa de confiança para ser notificada em caso de perda, furto ou roubo do seu aparelho.

Em situações de roubo, furto ou perda, o proprietário pode acessar o programa e bloquear o aparelho e aplicativos financeiros. O Celular Seguro já conta com mais de 2,6 milhões de usuários cadastrados e emitiu mais de 121 mil alertas de bloqueio.

Consultando a situação de um celular

O aplicativo também permite verificar se um celular que você pretende comprar possui registro de roubo, furto ou extravio. Para isso:

  1. Na tela inicial do aplicativo, clique em “Celulares com Restrição”.
  2. Insira o IMEI (número identificador do aparelho).
  3. Clique em “Consultar IMEI”.

Para encontrar o IMEI do seu celular, acesse as configurações do aparelho, clique em “Sobre o telefone” (a nomenclatura pode variar) e procure pelo campo “IMEI”.

Modo de Recuperação

Uma atualização recente no aplicativo Celular Seguro adicionou o “Modo de Recuperação”. Anteriormente, o aplicativo permitia apenas o bloqueio total do aparelho, o que dificultava sua localização. Com a nova funcionalidade, é possível bloquear apenas o chip e as contas de aplicativos parceiros do Celular Seguro.

Agora, ao inserir um novo chip em um celular roubado ou furtado, a operadora pode identificar a restrição e enviar a mensagem de alerta via SMS ou aplicativo.

Celular Seguro lança "Modo de Recuperação": bloqueie apenas chip e contas, mantendo rastreamento do aparelho.
Celular Seguro lança “Modo de Recuperação”: bloqueie apenas chip e contas, mantendo rastreamento do aparelho. (Imagem: Reprodução)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.