Arzette: The Jewel of Faramore surgiu como uma espécie de sucessor espiritual dos jogos considerados piores da franquia Legend of Zelda: Link: The Faces of Evil e Zelda: The Wand of Gamelon. Lançados simultaneamente para o Philips CD-i em outubro de 1993, esses títulos receberam críticas extremamente negativas, com controles imprecisos, cenas de corte bizarras e dublagem de baixa qualidade. Eles se tornaram populares principalmente como memes na internet e em vídeos de paródia no YouTube.
A decisão da Limited Run Games de publicar um jogo baseado nesses fracassos pode parecer estranha, mas o resultado surpreendeu a muitos. Lançado em fevereiro de 2024, Arzette recebeu avaliações positivas e se mostrou um jogo divertido, apesar de sua homenagem aos originais. Os desenvolvedores se esforçaram para criar uma experiência genuinamente agradável, que pudesse ser apreciada até mesmo por aqueles que tiveram experiências negativas com os jogos originais do CD-i.
Enquanto os controles dos jogos para CD-i eram péssimos, Arzette foi projetado para ser jogável com controles modernos. Há um botão dedicado para pulo, não é necessário abaixar-se para acessar o inventário e a navegação por portas e passagens é simplificada. Arzette corre muito mais rápido que os protagonistas do CD-i, tornando a jogabilidade muito mais fluida. Movimentos como o 'duckwalk' (andar abaixado), salto duplo e 'crowstep' (um pequeno passo para trás) foram adicionados.
Óleo de lamparina, cordas e bombas retornam, mas sem as frustrações dos originais. Uma única bomba destrói qualquer objeto, o óleo não se esgota rapidamente e as cordas funcionam como cordas de fuga em Pokémon, teleportando Arzette para o início da fase. O cantil recupera a saúde como antes, e vários itens e colecionáveis adicionais podem ser encontrados, alguns escondidos para jogadores mais atentos. Alguns itens poderosos são obtidos por meio de missões secundárias, e um rastreador de porcentagem de itens ajuda os jogadores a descobrir segredos ocultos, semelhante a um jogo Metroid. Salas bônus com minigames semelhantes a Hotel Mario recompensam Arzette com rubis.
Apesar das melhorias, as cenas de corte de Arzette mantêm o estilo de animação peculiar dos originais, com desenhos fora do modelo e closes exagerados, intencionalmente engraçados. Arzette é retratada como a única pessoa sã em um mundo de malucos, o que torna suas reações ainda mais divertidas. Personagens como uma fada insistente em recompensar Arzette com pó de fada, um demônio que fala gírias dos anos 80, um vampiro chamado Denny que ama fazer café da manhã e um cozinheiro de peixe que coloca sal em tudo contribuem para o humor. Até mesmo o riso louco de um bêbado lembra o do Rei Harkinian em The Wand of Gamelon.
Os chefes também possuem humor peculiar: Klive é um homem-cavalo que faz trocadilhos, Cornrad é um espantalho que se teletransporta e atira espigas de milho, Apatu é um ladrão de gatos mal vestido para o frio e Beeves é um empresário-dragão obcecado por ouro. Duke Nodelki, entretanto, é um vilão mais sério, responsável por iniciar os eventos do jogo.
Apesar do tom geralmente divertido, uma cena de corte se destaca pela sua seriedade, com vozes e música apropriadamente comoventes, mostrando a preocupação dos desenvolvedores com a narrativa. O jogo também apresenta uma homenagem aos seus antecessores. Jeffrey Rath e Bonnie Jean Wilbur, dubladores originais de Link e Zelda nos jogos do CD-i, reprisam seus papéis.
Arzette combina elementos dos protagonistas do CD-i, com o corte de cabelo de Link e o papel de princesa de Zelda. O vilão principal, Daimur, é uma clara referência a Ganon do CD-i, e até mesmo muitos NPCs têm seus equivalentes nos jogos originais. O jogo carrega com uma animação semelhante à inicialização do CD-i, e a Limited Run Games lançou uma edição limitada com um controle que simula a experiência do controle de colher do CD-i original.
Há uma cena de corte escondida que referencia o Philips CD-i e os erros do passado, mostrando a homenagem completa aos originais.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.