Variedades

Shein vai nacionalizar produção e criar 100 mil empregos no Brasil

Empresa estava na mira do Ministério da Fazenda, que pretendia acabar com a isenção de impostos para o envio de encomendas do exterior

A gigante chinesa do e-commerce, Shein, anunciou um compromisso de criar 100 mil empregos no Brasil e investir em fábricas para produzir seus produtos em território nacional. A notícia foi divulgada após uma reunião entre representantes da Shein e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quinta-feira (20 de abril).

De acordo com o ministro, a Shein pretende nacionalizar 85% das vendas nos próximos quatro anos, o que pode gerar um grande impacto na economia brasileira. Haddad afirmou que a varejista chinesa deve apresentar números de investimentos e geração de oportunidades no mercado brasileiro ainda hoje.

Vai ganhar o comércio, a atividade econômica. Vamos ter geração de emprego. Estamos no caminho que parece justo”, disse o ministro após a reunião.

O compromisso da Shein segue a linha do pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de resolver a sonegação de impostos no comércio eletrônico. A nacionalização da produção gera mais tributos para o país do que a importação de produtos, o que é uma boa notícia para a economia brasileira.

Além disso, a iniciativa da Shein pode trazer mais benefícios para o país, como a redução de custos com importações, o estímulo à indústria nacional e a geração de empregos locais. A empresa já possui uma base de clientes leais no Brasil e a produção local pode melhorar ainda mais sua posição no mercado.

A Shein é uma das empresas mais bem-sucedidas do setor de comércio eletrônico global, com mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo. Com sua entrada no mercado brasileiro e investimento em produção local, a empresa pode expandir ainda mais sua presença global.

O anúncio da Shein é uma boa notícia para a economia brasileira e pode ser um sinal positivo para outros investidores estrangeiros. Com a crescente demanda por produtos online, o comércio eletrônico pode ser uma fonte importante de crescimento econômico para o Brasil.

Fim da isenção de taxa

As varejistas estrangeiras e o governo buscam um acordo desde o começo de abriu, quando foi anunciada uma medida provisória para acabar com a isenção de imposto as encomendas enviadas por pessoas físicas de até US$ 50.

Segundo a Receita Federal, o benefício é utilizado indevidamente por empresas que enviam produtos ao Brasil.

Depois de ser duramente criticado por consumidores, o governo Lula voltou atrás com a medida e buscou acordo com as varejistas estrangeiras.

No acordo firmado com Haddad, a Shein se comprometeu a aderir ao plano de conformidade da Receita e normalizar as relações com a Fazenda, mas pediu que a regra valha para todas as empresas.

Shein no Brasil

Site falso usa nome da Shein e é promovido por influenciadores
Shein vai nacionalizar produção e criar 100 mil empregos no Brasil 3

Na última terça-feira (18 de abril), a Shein anunciou a inauguração de seu primeiro escritório no Brasil, localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo. Segundo o comunicado da companhia, o objetivo é consolidar a operação local e reforçar a atuação no mercado brasileiro.

Antes de se consolidar com um escritório no país, a Shein já havia promovido projetos de lojas físicas em forma de pop-up. Localizada no Shopping Vila Olímpia, a loja foi temporária entre os dias 12 e 16 de novembro de 2022.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.