O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reforça a importância de os segurados utilizarem os canais oficiais de atendimento para evitar fraudes e proteger seus dados pessoais. A mensagem foi divulgada nas redes sociais do instituto, alertando sobre os riscos de fornecer informações a canais não oficiais.
De acordo com o INSS, muitos segurados têm enviado e-mails e mensagens com solicitações de serviços, dúvidas sobre perícias e cumprimento de exigências. O órgão ressalta que não realiza esse tipo de atendimento por e-mail ou redes sociais.
“O maior problema de enviar para o lugar errado é achar que cumpriu exigência ou deu entrada em requerimento e não ter o benefício concedido“, alertou em comunicado.
Canais oficiais de atendimento
O INSS disponibiliza os seguintes canais oficiais para atendimento:
- Aplicativo Meu INSS
- Site Meu INSS
- Central telefônica 135
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, enfatizou que o envio de documentos ou requisições por e-mail não garante o cumprimento de exigências ou a entrada em requerimentos. “Os segurados acham que enviando por e-mail estão entregando o documento para cumprir exigência ou dar entrada em requerimento e na verdade não estão. O INSS não faz atendimento por e-mail“, afirmou Stefanutto.
A instituição também esclarece que sua equipe de comunicação, responsável pelas redes sociais, não tem acesso aos sistemas de concessão de benefícios ou ao cadastro dos beneficiários.
Proteção de dados pessoais
O INSS alerta que não solicita dados ou documentos por e-mail, utilizando este canal apenas para comunicados gerais, como informações sobre reajuste anual de benefícios e novos valores de alíquotas de contribuição.
Stefanutto reforça que o compartilhamento de dados pessoais por e-mail, mensagens ou comentários nas redes sociais representa um risco à segurança das informações. “É um risco expor os dados!”, adverte.
Dicas de segurança
Para proteger os segurados de possíveis golpes, o INSS recomenda:
- Desconfiar de desinformação nas redes sociais e aplicativos de mensagens.
- Acessar os serviços do INSS diretamente no site oficial ou pelo aplicativo Meu INSS, sem intermediários.
- Não atender pessoas que se passam por servidores do INSS e solicitam dados ou documentos em domicílio.
- Utilizar o token (físico ou digital) para garantir mais segurança no acesso a serviços online, mantendo-o desconectado do computador quando não estiver em uso.
- Não compartilhar dados pessoais e fotos de documentos por mensagens, sites ou ligações telefônicas.
- Não fornecer biometria a desconhecidos. Em caso de dúvida, procurar os postos de atendimento de órgãos governamentais.
- Evitar acessar o Meu INSS, aplicativos de banco ou plataformas do governo em redes wi-fi públicas ou computadores desconhecidos.
O diretor de Tecnologia da Informação do INSS, Mário Sória, alerta sobre publicações suspeitas na internet que oferecem falsos benefícios, como o pagamento de um falso 14º salário. Ao clicar em links maliciosos, o usuário pode ter o dispositivo infectado por vírus, permitindo que golpistas acessem contas bancárias e informações pessoais.
O INSS também esclarece que a prova de vida está suspensa e não autoriza servidores a coletar dados e fotos dos segurados. Caso receba mensagens suspeitas, a recomendação é denunciar.
O presidente do INSS finaliza reforçando a importância de buscar informações nos canais oficiais do órgão e nas redes sociais do instituto. “Nossas medidas, como revisão, prova de vida, ou qualquer alteração que impacte a vida de segurados e beneficiários, são divulgadas na página oficial e nas redes sociais oficiais do INSS. Nosso compromisso é com a transparência de nossas ações“, conclui Stefanutto.
O INSS garante que os dados dos contribuintes e aposentados são armazenados com segurança no sistema da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).
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