Política

Senado aprova novos diretores para o Banco Central

O Senado aprovou nesta terça-feira (10/12/2024) três novos diretores para o Banco Central (BC). As indicações, previamente submetidas à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), seguiram para votação no plenário da Casa, onde devem ser confirmadas ainda hoje.

Nilton José Schneider foi confirmado para a Diretoria de Política Monetária com 22 votos a 5. Ele assumirá o posto atualmente ocupado por Gabriel Galípolo, o futuro presidente do BC. Durante a sabatina na CAE, Schneider reconheceu os desafios do cenário econômico global, enfatizando a necessidade de atenção na condução da política econômica brasileira. Ele também comentou sobre a possibilidade de intervenções cambiais, afirmando que, embora as reservas internacionais representem a primeira linha de defesa, intervenções no câmbio teriam efeitos apenas temporários. “Não tenho a menor dúvida de que a intervenção do Banco Central altera temporariamente o preço do câmbio, mas a minha experiência mostra que ela é apenas efêmera”, declarou Schneider.

Izabela Moreira Correa foi aprovada para a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta por 24 votos a 3. Atualmente secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU), ela substituirá Carolina de Assis Barros a partir de 1º de janeiro. Sua vasta experiência acadêmica inclui um doutorado em governo pela London School of Economics and Political Science e pós-doutorado na Escola de Governo da Universidade de Oxford. Correa também possui graduação em administração pública e mestrado em ciência política.

Gilneu Astolfi Vivan, por sua vez, assumirá a Diretoria de Regulação, após receber 23 votos a favor e 4 contra. Servidor de carreira do BC desde 1994, Vivan atualmente chefia o Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) e já representou o Brasil em importantes grupos internacionais, como o Grupo Analítico de Vulnerabilidades do Conselho de Estabilidade Financeira do G20. Ele substituirá Otávio Damaso.

Os três indicados foram sabatinados pela CAE e se comprometeram com o controle da inflação. As indicações foram anunciadas em 29 de novembro e, caso aprovados no plenário, assumirão seus cargos em 1º de janeiro de 2025. O Banco Central destaca a grande experiência de Nilton David no mercado financeiro, incluindo passagens por instituições nacionais e internacionais, além da sua graduação em engenharia de produção pela USP.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.