O Senado aprovou nesta terça-feira (10/12/2024) três novos diretores para o Banco Central (BC). As indicações, previamente submetidas à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), seguiram para votação no plenário da Casa, onde devem ser confirmadas ainda hoje.
Nilton José Schneider foi confirmado para a Diretoria de Política Monetária com 22 votos a 5. Ele assumirá o posto atualmente ocupado por Gabriel Galípolo, o futuro presidente do BC. Durante a sabatina na CAE, Schneider reconheceu os desafios do cenário econômico global, enfatizando a necessidade de atenção na condução da política econômica brasileira. Ele também comentou sobre a possibilidade de intervenções cambiais, afirmando que, embora as reservas internacionais representem a primeira linha de defesa, intervenções no câmbio teriam efeitos apenas temporários. “Não tenho a menor dúvida de que a intervenção do Banco Central altera temporariamente o preço do câmbio, mas a minha experiência mostra que ela é apenas efêmera”, declarou Schneider.
Izabela Moreira Correa foi aprovada para a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta por 24 votos a 3. Atualmente secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU), ela substituirá Carolina de Assis Barros a partir de 1º de janeiro. Sua vasta experiência acadêmica inclui um doutorado em governo pela London School of Economics and Political Science e pós-doutorado na Escola de Governo da Universidade de Oxford. Correa também possui graduação em administração pública e mestrado em ciência política.
Gilneu Astolfi Vivan, por sua vez, assumirá a Diretoria de Regulação, após receber 23 votos a favor e 4 contra. Servidor de carreira do BC desde 1994, Vivan atualmente chefia o Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) e já representou o Brasil em importantes grupos internacionais, como o Grupo Analítico de Vulnerabilidades do Conselho de Estabilidade Financeira do G20. Ele substituirá Otávio Damaso.
Os três indicados foram sabatinados pela CAE e se comprometeram com o controle da inflação. As indicações foram anunciadas em 29 de novembro e, caso aprovados no plenário, assumirão seus cargos em 1º de janeiro de 2025. O Banco Central destaca a grande experiência de Nilton David no mercado financeiro, incluindo passagens por instituições nacionais e internacionais, além da sua graduação em engenharia de produção pela USP.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.