A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública na próxima quarta-feira (11), às 9h, no plenário 11, para discutir as vulnerabilidades na segurança do transporte de bagagens nos aeroportos brasileiros. A iniciativa atende a um pedido do deputado Alex Santana (Republicanos-BA).
O debate foi motivado por um caso emblemático: o de duas brasileiras presas na Alemanha no ano passado, após terem suas etiquetas de bagagem trocadas por uma quadrilha de traficantes que atuava no aeroporto de Guarulhos (SP). As malas das brasileiras, inadvertidamente, receberam etiquetas de bagagens contendo cocaína.
Para o deputado Alex Santana, o incidente ilustra a fragilidade do sistema de controle de bagagens no país. Segundo ele, “O caso demonstrou a total fragilidade dos procedimentos adotados na identificação e na guarda das bagagens dos inúmeros usuários do sistema aeroviário do País”.
A audiência pública pretende investigar as falhas de segurança que permitiram a ocorrência de tal incidente e buscar soluções para aprimorar os procedimentos de controle e monitoramento das bagagens nos aeroportos brasileiros. A expectativa é que representantes de órgãos como a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e empresas aéreas sejam ouvidos durante o evento. A lista completa dos convidados pode ser verificada em este link.
Este debate ganha ainda mais relevância diante de recentes discussões no Congresso sobre legislação relacionada à segurança aeroportuária. A preocupação com a segurança dos passageiros e a prevenção ao tráfico de drogas por meio de malas são temas centrais nesse contexto.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.