Em meio a um cenário de esperança e desafios, o prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo, tomou posse nesta quarta-feira, 1º de janeiro, em cerimônia realizada na Câmara Municipal da capital gaúcha. A solenidade, que também oficializou a vice-prefeita Betina Worm no cargo, foi marcada por um ato ecumênico que trouxe à tona as recentes enchentes que assolaram o estado em maio de 2024.
Durante a cerimônia, líderes religiosos compartilharam mensagens de fé e esperança, com o objetivo de inspirar os novos gestores em seus trabalhos. O rabino Mendel Liberow destacou a necessidade de união entre vereadores e prefeitos para representar toda a população de Porto Alegre, expressando o desejo de que suas ações tragam sucesso e benefícios à cidade. “Este momento merece uma benção pois vereadores e prefeitos, todos juntos, vão ter que representar o povo inteiro de Porto Alegre. Que em tudo que fizerem, tenham sucesso e beneficiem a cidade de Porto Alegre”, afirmou o rabino.
O babalorixá Pai Chiquinho de Oxalá também fez suas preces, pedindo a misericórdia de Oxum, divindade das águas, para acalentar os corações em relação aos impactos das enchentes. “Que Oxum tenha misericórdia de todos. Que ela, sendo mãe da água, dona da água, acalente o coração em relação a tudo o que aconteceu em maio. Que todos os vereadores venham com força, com luz e que Oxalá possa abençoar a todos vocês”, disse o babalorixá.
O padre Alexandre Silveira Chaves encerrou as manifestações religiosas, lembrando que o ano de 2025 é considerado jubilar pelo Papa Francisco, que convida todos a serem peregrinos de esperança. O padre ressaltou que a cidade de Porto Alegre, após a tragédia climática de 2024, necessita dessa esperança na força e na fé de seu povo. “Na abertura deste novo ano, de 2025, ano jubilar, somos convidados pelo papa Francisco a sermos peregrinos de esperança. Nossa cidade de Porto Alegre, depois da tragédia climática de 2024, mais do que nunca, vive essa esperança na força e na fé de seu povo”, pontuou o padre.
A posse de Sebastião Melo e Betina Worm representa um novo capítulo para Porto Alegre, com o desafio de reconstruir e conduzir a cidade rumo a um futuro de prosperidade e resiliência diante dos desafios climáticos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.