Política

Reação do mercado: Rui Costa critica ‘ataque especulativo’ contra o Real

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, atribuiu a recente alta do dólar em relação ao Real a um “ataque especulativo” contra a moeda brasileira. Em declaração feita durante reunião do Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de Inteligência (Consisbin), em Brasília, o ministro contestou a justificativa do mercado para a valorização da moeda americana, argumentando que indicadores econômicos positivos não se refletem nessa tendência.

Costa destacou dados que, segundo ele, demonstram uma realidade econômica favorável. Ele citou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,2% no ano passado, com projeção de 3,5% para 2024, além da redução histórica do desemprego, atingindo a menor taxa desde 2012, em 6,2%, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. Para o ministro, essa conjuntura positiva contradiz a percepção de risco refletida na alta do dólar.

“Vivemos duas realidades no país. A da vida real, da economia real, que cresceu 3,2% no ano passado; vai crescer 3,5% [em 2024] e [que registrou] o menor [nível de] desemprego da série histórica”, afirmou Costa, contrastando os dados econômicos positivos com o que chamou de cenário “imaginário” criado por especuladores.

O ministro acusou os especuladores de buscarem lucros extraordinários, manipulando artificialmente o preço do dólar e, consequentemente, afetando o custo de vida da população. Ele disse acreditar que por trás dessa ação, além do ganho financeiro, há também motivações políticas e eleitoreiras.

“Ou seja, é um cenário extremamente positivo. Mas do outro lado, temos um cenário imaginário, de especuladores, que não dá para compreender. De pessoas que colocam o desejo de auferir lucros extraordinários, tentando elevar artificialmente o preço do dólar [e, consequentemente, encarecer] as condições de vida das pessoas”, declarou Costa.

Para Costa, a movimentação do mercado antecipa o cenário eleitoral de 2026. “Como são dois cenários muito diferentes, passa-se uma ideia como se quisessem antecipar o cenário de [disputa eleitoral de] 2026. Parece-me muito mais uma atuação com perfil político, eleitoral, já que a vida real, os números reais, não correspondem a esse ataque especulativo que estamos sofrendo”, disse.

Apesar das críticas, o ministro assegurou serenidade por parte do presidente Lula e da equipe governamental. Ele expressou a expectativa de que a situação se normalize em breve, seja pela percepção dos prejuízos pelos especuladores, seja pela mudança de percepção em relação à economia brasileira.

“Esperamos que, em pouco tempo, esses que fazem ataque especulativo passem, seja pelo prejuízo que vão ter, seja por [força do] convencimento, [por] acreditarem em nosso país”, finalizou Costa.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.