A Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (Amlap) realiza nesta quarta-feira (8) a eleição para definir sua nova diretoria. A votação, que ocorre na sede da instituição em Lagoa Nova, Natal, mobiliza prefeitos de 36 municípios da região. O resultado final será divulgado por volta das 17h.
A disputa pela presidência da Amlap se concentra em duas chapas. A primeira, encabeçada por Flaviano Lisboa, prefeito de Passa e Fica, como candidato a presidente, e Felipe Menezes, prefeito de Lajes, como vice, despontou como a favorita. A segunda chapa tinha como candidatos Gustavo Santos, prefeito de Nísia Floresta, e Júnior Balada, prefeito de Pedro Velho, respectivamente.
A chapa de Flaviano Lisboa e Felipe Menezes, pela boca de urna, aponta que possui um apoio expressivo, angariando o voto de aproximadamente 30 dos 36 municípios associados. Esse forte apoio se deve, em grande parte, à percepção de que ambos possuem mais experiência e articulação política nos âmbitos estadual e federal.
A disputa chegou nessa reviravolta depois que prefeitos da região Agreste e Litoral retiraram o apoio a Júnior Balada, que inicialmente era um dos candidatos. A mudança de posicionamento ocorreu após o surgimento da candidatura de Gustavo Santos, que, apesar de ser um nome menos conhecido no cenário político, colocou-se na disputa. No entanto, a preferência por nomes mais experientes, como Flaviano e Felipe, consolidou a chapa (até agora) vencedora.
Observadores políticos destacaram que a experiência e a forte relação dos prefeitos Flaviano Lisboa e Felipe Menezes com deputados estaduais, federais e senadores do Rio Grande do Norte foram fatores determinantes para a vitória. A articulação e o trânsito em diferentes esferas do poder estão sendo decisivos para que os prefeitos priorizassem uma liderança consolidada.
A nova diretoria da Amlap terá como principal desafio representar os interesses dos municípios do litoral e agreste potiguar, buscando soluções para os problemas e demandas da região, além de fortalecer o diálogo com os governos estadual e federal.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.