A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, expressou preocupação com a baixa participação de eleitores com mais de 70 anos nas eleições municipais de outubro. Segundo dados apresentados no relatório final de avaliação do pleito, menos de 50% desse grupo compareceu às urnas, um dado que destaca a necessidade de ações para aumentar o engajamento desse público nas eleições de 2026. O relatório, divulgado na segunda-feira (9), aponta que a abstenção no segundo turno alcançou 29,26% do eleitorado.
A ministra Cármen Lúcia atribui parte da baixa participação dos idosos ao etarismo. Em suas palavras: "Isso joga luz sobre os preconceitos que nós temos no Brasil, como o etarismo, em que a pessoa com mais de 70 anos não é convidada a votar com afinco, como fazemos com o eleitorado jovem. Nós temos depoimentos de eleitores que chegam para votar, a despeito das nossas campanhas de providências para acessibilidade, e são destratados nas filas".
Além do etarismo, a ministra mencionou outros fatores que podem ter influenciado o aumento da abstenção. As alterações nas datas comemorativas, como o Dia do Servidor Público (28 de outubro), e a facilidade de justificativa de ausência pelo aplicativo e-Título foram apontadas como possíveis contribuintes para o cenário. Ela explicou: "Por questões de política, que podem interferir, e interferem, no resultado das eleições, isso fica a cargo de cada município resolver para quando vai flexibilizar. Se quer que se esvazie, ele passa para segunda ou para sexta naquele fim de semana que vai ter a eleição. Isso é feito para propiciar que a pessoa que vai para a serra ou para a praia não volte para votar".
Para reverter essa tendência, a ministra defendeu a implementação de campanhas específicas para incentivar a participação do eleitorado com mais de 70 anos, considerando a facilidade da justificativa pela internet. A diplomação dos candidatos eleitos nas eleições municipais de outubro está prevista para ocorrer até 19 de dezembro nos tribunais regionais eleitorais (TREs), com as posses marcadas para 1º de janeiro de 2025.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.