A NASA anunciou que o Panamá e a Áustria se juntarão aos Acordos Artemis na quarta-feira, 11 de dezembro de 2024, marcando um marco significativo ao alcançar a marca de 50 signatários. As cerimônias de assinatura ocorrerão na sede da NASA em Washington, D.C., no auditório James E. Webb.
O administrador da NASA, Bill Nelson, participará pessoalmente das cerimônias e realizará uma entrevista coletiva com a imprensa às 14h30 para discutir o progresso dos Acordos Artemis e a importância deste aumento no número de participantes. A embaixadora do Panamá nos EUA, José Miguel Alemán Healy, e representantes do Departamento de Estado americano, estarão presentes na cerimônia de assinatura do Panamá, que começa às 11h. Às 14h, será a vez da Áustria, com a embaixadora Petra Schneebauer e representantes do Departamento de Estado.
Os eventos serão presenciais e a imprensa interessada em participar deve se inscrever até as 17h de terça-feira, 10 de dezembro, por meio do endereço eletrônico [email protected]. A política de credenciamento da mídia da NASA está disponível online.
Lançados em 2020 pelos EUA, com o auxílio da NASA e do Departamento de Estado americano, os Acordos Artemis estabelecem princípios para a utilização benéfica do espaço para a humanidade. Os acordos se baseiam no Tratado do Espaço Exterior e outros acordos, como a Convenção de Registro e o Acordo de Resgate e Retorno, além de melhores práticas e normas de comportamento responsável que a NASA e seus parceiros têm apoiado, incluindo a divulgação pública de dados científicos.
Até a data do anúncio, 48 nações haviam assinado os Acordos Artemis, incluindo 39 sob a administração Biden-Harris e 15 somente em 2024. A adesão do Panamá e da Áustria demonstra o compromisso crescente da comunidade internacional com a exploração espacial segura e sustentável. Saiba mais sobre os Acordos Artemis em: https://www.nasa.gov/artemis-accords
Informações de contato para a imprensa: Meira Bernstein / Elizabeth Shaw, 202-358-1600, [email protected] / [email protected]
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.