A NASA anunciou que Panamá e Áustria se tornarão os 50º signatários dos Acordos Artemis, em cerimônia marcada para quarta-feira, 11 de dezembro de 2024, na sede da agência em Washington D.C. O administrador da NASA, Bill Nelson, estará presente e se reunirá com a imprensa após as assinaturas para discutir o marco significativo e o progresso na implementação dos acordos.
A cerimônia de assinatura com o Panamá, com a presença do embaixador José Miguel Alemán Healy e representantes do Departamento de Estado dos EUA, está prevista para as 11h (horário do leste dos EUA). Às 14h, acontecerá a cerimônia com a Áustria, com a embaixadora Petra Schneebauer e representantes do Departamento de Estado. Uma coletiva de imprensa com Nelson está agendada para 14h30.
A participação da mídia nos eventos presenciais exige confirmação prévia até as 17h de terça-feira, 10 de dezembro, por meio do email [email protected]. A política de credenciamento de imprensa da NASA está disponível online.
Lançados em 2020 pela NASA e o Departamento de Estado dos EUA, em parceria com sete países, os Acordos Artemis estabelecem princípios para a exploração espacial pacífica e sustentável. Os acordos se baseiam no Tratado sobre o Espaço Ultraterrestre e outros acordos internacionais, incorporando melhores práticas e normas de comportamento responsável, como a divulgação pública de dados científicos. Desde a sua criação, 48 países aderiram aos acordos, sendo 39 durante a administração Biden-Harris, incluindo 15 novos signatários em 2024.
As cerimônias ocorrerão no Auditório James E. Webb, localizado no saguão oeste da sede da NASA, no edifício Mary W. Jackson, 300 E St. SW, Washington, D.C. Mais informações sobre os Acordos Artemis podem ser encontradas em: https://www.nasa.gov/artemis-accords.
Para contato com a imprensa: Meira Bernstein, Elizabeth Shaw e María José Viñas, sede em Washington, (202) 358-1600, [email protected], [email protected], [email protected]
NASA invita a los medios a firma de Acuerdos de Artemis con Panamá y Austria
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.