Política

Pacote de ajuste fiscal do governo deve ser votado na Câmara até quinta-feira, afirma líder

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), anunciou que as três propostas que compõem o pacote de ajuste fiscal do governo federal deverão ser aprovadas até a próxima quinta-feira (19). Segundo o deputado, há um consenso de aproximadamente 90% entre a equipe econômica, a área política do governo e os líderes partidários sobre o conteúdo dos projetos.

Segundo Guimarães, a expectativa é que o ano legislativo seja encerrado com uma contribuição “extraordinária” ao país, com a aprovação do ajuste fiscal e a regulamentação da reforma tributária. “Os três projetos e seus conteúdos estão praticamente 90% acertados com a Fazenda e o Colégio de Líderes. Vamos aprovar o ajuste até quinta pela manhã e tem o Senado também”, afirmou o líder do governo.

O líder também detalhou que as discussões têm contado com a participação ativa dos líderes partidários, que têm debatido o mérito das propostas diretamente com o governo. "Todo o conteúdo dos projetos está sendo discutido com a Fazenda e a área política do governo. Os líderes estão tendo participação ativa no debate de mérito. Falando do BPC, por exemplo já tem uma reformulação importante”, acrescentou.

Anteriormente, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), informou que o projeto que limita o ganho real do salário mínimo (PL 4614/24) e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 45/24) que restringe o acesso ao abono salarial serão votados já a partir de amanhã pelos parlamentares. A PEC estabelece restrições graduais ao acesso ao abono do PIS/Pasep, pago a trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos, e também promove alterações nas regras de concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Reforma tributária

O relator da reforma tributária, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), enfatizou a importância da aprovação da proposta pelo Congresso Nacional, classificando-a como a maior reforma estrutural dos últimos 40 anos, pois corrige distorções e promove justiça social. Segundo o deputado, a reforma tributária é essencial para aumentar a riqueza do país e melhorar a distribuição de renda.

“O Brasil só tem uma solução: romper a renda média baixa per capita. E para isso tem que produzir riqueza, aumentar o PIB e colocar dinheiro no bolso do povo brasileiro. Essa reforma, em dez anos, vai aumentar a riqueza do país em 20%”, destacou Lopes.

O relator ainda explicou que a proposta vai beneficiar a população mais pobre ao dar mais transparência aos impostos, possibilitando que os cidadãos saibam o que estão pagando e recebam parte do valor de volta por meio de um sistema de cashback. “É o maior cashback do mundo para 94 milhões de brasileiros”, afirmou.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.