PolíticaRio Grande do Norte
Tendência

Martins decreta emergência administrativa e financeira após transição conturbada

Para enfrentar essa crise, a Prefeitura de Martins anunciou a realização de contratações emergenciais durante o período de emergência, embasadas na nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021).

A Prefeitura de Martins, município da região serrana do Alto Oeste, oficializou nesta segunda-feira (6) um decreto de situação de emergência administrativa, financeira e de infraestrutura. A medida, assinada pelo prefeito César Móveis, visa assegurar a continuidade dos serviços públicos essenciais diante de uma série de problemas detectados na transição de governo. O decreto terá validade inicial de 120 dias, com possibilidade de prorrogação, caso necessário.

Segundo a nova administração, a transição de gestão foi marcada pela ausência de informações vitais, incluindo contratos administrativos, dados financeiros e contábeis, além de arquivos e sistemas essenciais para a gestão municipal.

A equipe de César Móveis também identificou uma dívida considerável de R$ 2.897.168,72 com a Receita Federal e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. A situação nos serviços básicos também é crítica, com a falta de contratos para transporte público, saúde, fornecimento de oxigênio hospitalar e coleta de lixo.

A frota de veículos da Secretaria de Obras foi encontrada em condições precárias, e o almoxarifado apresenta estoques insuficientes, o que agrava a situação. Soma-se a isso a falta de pessoal para manter os serviços essenciais e a inexistência de concursos públicos válidos. Tais fatores dificultam ainda mais o funcionamento da administração pública.

Para enfrentar essa crise, a Prefeitura de Martins anunciou a realização de contratações emergenciais durante o período de emergência, embasadas na nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021). Os serviços que terão prioridade nas contratações são assistência médica, transporte público, limpeza urbana e fornecimento de materiais básicos. A Secretaria de Administração e Recursos Humanos deverá apresentar ao Tribunal de Contas do Estado, em até 90 dias, um relatório detalhado sobre as irregularidades e as medidas tomadas.

Enquanto a situação de emergência perdura, a administração municipal também trabalhará para regularizar os contratos através de processos licitatórios. O objetivo, segundo o prefeito César Móveis, é “garantir o bem-estar da população de Martins, assegurando que os serviços essenciais não sejam interrompidos”. O prefeito reafirmou o compromisso da nova gestão com a transparência e a responsabilidade, destacando que a prioridade é “reorganizar o município e superar os desafios deixados pela administração anterior”.

A gestão municipal agora concentra esforços na recuperação da normalidade dos serviços, buscando soluções que atendam às necessidades urgentes da população, ao mesmo tempo em que implementa mecanismos de controle e transparência.

A Lei nº 14.133/2021, mencionada no texto, estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.