Política
Tendência

Maioria dos eleitores acredita em alternativas a Lula e Bolsonaro para 2026, aponta pesquisa

A pesquisa AtlasIntel ouviu 1.600 pessoas entre os dias 8 e 10 de abril, com margem de erro de 2% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Uma pesquisa da AtlasIntel, realizada com exclusividade para o programa GPS CNN, revela que a maioria dos eleitores brasileiros (70,1%) acredita na existência de candidatos viáveis à Presidência da República em 2026, além de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Apenas 22,2% dos entrevistados não veem alternativas, enquanto 7,8% não souberam responder.

O levantamento também avaliou características de possíveis candidatos tanto da esquerda quanto da direita. No espectro da direita, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se destacou em seis quesitos:

  • Carisma
  • Competência
  • Experiência
  • Firmeza
  • Honestidade
  • Visão

Em relação à experiência, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), foi o segundo mais bem avaliado, seguido por Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná.

No campo da esquerda, a pesquisa avaliou nomes do entorno do presidente Lula, como os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio), Camilo Santana (Educação) e Rui Costa (Casa Civil). 

Geraldo Alckmin (PSB) foi considerado o mais competente e experiente. Fernando Haddad (PT), por sua vez, foi apontado como o mais honesto e com melhor visão. A pesquisa surge em um momento onde temas políticos estão em alta, como a recente notícia de que o STF iniciou ação penal contra Bolsonaro e sete réus por alegada trama golpista.

Yuri Sanches, diretor da AtlasIntel, comentou sobre o cenário político: “Lideranças políticas não automaticamente alinhadas, que assumem posições mais independentes ou menos subservientes, não florescem, dado o poder de monopólio exercido pelas lideranças de Lula e Bolsonaro em seus respectivos grupos ideológicos”.

Ele acrescenta: “É justamente este poder de atração em direção aos polos que caracteriza o contexto de polarização, inviabilizando dissidências ou contestações, representadas, por exemplo, pelos percentuais pouco significativos de Ciro Gomes, à esquerda, ou Kim Kataguiri, à direita”.

A pesquisa AtlasIntel ouviu 1.600 pessoas entre os dias 8 e 10 de abril, com margem de erro de 2% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.