Uma pesquisa da AtlasIntel, realizada com exclusividade para o programa GPS CNN, revela que a maioria dos eleitores brasileiros (70,1%) acredita na existência de candidatos viáveis à Presidência da República em 2026, além de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Apenas 22,2% dos entrevistados não veem alternativas, enquanto 7,8% não souberam responder.
O levantamento também avaliou características de possíveis candidatos tanto da esquerda quanto da direita. No espectro da direita, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se destacou em seis quesitos:
- Carisma
- Competência
- Experiência
- Firmeza
- Honestidade
- Visão
Em relação à experiência, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), foi o segundo mais bem avaliado, seguido por Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná.
No campo da esquerda, a pesquisa avaliou nomes do entorno do presidente Lula, como os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio), Camilo Santana (Educação) e Rui Costa (Casa Civil).
Geraldo Alckmin (PSB) foi considerado o mais competente e experiente. Fernando Haddad (PT), por sua vez, foi apontado como o mais honesto e com melhor visão. A pesquisa surge em um momento onde temas políticos estão em alta, como a recente notícia de que o STF iniciou ação penal contra Bolsonaro e sete réus por alegada trama golpista.
Yuri Sanches, diretor da AtlasIntel, comentou sobre o cenário político: “Lideranças políticas não automaticamente alinhadas, que assumem posições mais independentes ou menos subservientes, não florescem, dado o poder de monopólio exercido pelas lideranças de Lula e Bolsonaro em seus respectivos grupos ideológicos”.
Ele acrescenta: “É justamente este poder de atração em direção aos polos que caracteriza o contexto de polarização, inviabilizando dissidências ou contestações, representadas, por exemplo, pelos percentuais pouco significativos de Ciro Gomes, à esquerda, ou Kim Kataguiri, à direita”.
A pesquisa AtlasIntel ouviu 1.600 pessoas entre os dias 8 e 10 de abril, com margem de erro de 2% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.