A avaliação negativa da administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aumentado, conforme indica levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (26). A pesquisa, realizada entre 19 e 23 de fevereiro, revela que a desaprovação ao governo federal ultrapassou a marca de 60% em seis estados brasileiros.
O estudo avaliou a percepção da população em relação ao governo Lula em oito estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Goiás. Os resultados mostram uma tendência de queda na aprovação e um aumento significativo na desaprovação em diversas regiões do país.
O levantamento da Genial/Quaest aponta para uma inversão de cenário em dois importantes redutos eleitorais do Partido dos Trabalhadores (PT): Bahia e Pernambuco. Nestes estados, a desaprovação ao governo Lula superou a aprovação pela primeira vez.
Na Bahia, a desaprovação saltou de 21% em dezembro para 38% em fevereiro, um aumento de 17 pontos percentuais. Em Pernambuco, o índice de desaprovação cresceu de 23% para 37% no mesmo período, representando um acréscimo de 14 pontos percentuais. Essa pesquisa se junta a outros levantamentos que indicam essa tendência, como na pesquisa CNT que aponta para uma desaprovação ao governo Lula que aumenta para 44%.
Desaprovação acima de 60% em outros estados
Além da Bahia e de Pernambuco, a pesquisa Genial/Quaest revela que a desaprovação ao governo Lula já ultrapassa os 60% em outros seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás. É importante notar que a avaliação de Lula também declina em outros segmentos demográficos, conforme aponta Datafolha.
O estado de Goiás apresenta o pior índice de avaliação do governo federal, com 70% da população local manifestando desaprovação à administração de Lula.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro nos oitos estados já citados. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, exceto em São Paulo, onde a margem de erro é de dois pontos percentuais. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.