PolíticaTurismo

Conturismo: nova taxa para financiar turismo é aprovada em comissão

Conforme a proposta, taxa será cobrada apenas dos usuários de plataformas digitais que fiquem até sete dias em imóveis.

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria a Conturismo, uma nova contribuição para financiar investimentos no setor turístico brasileiro. A proposta, um substitutivo do relator, deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), ao Projeto de Lei 3233/19, apresentado pelo deputado Damião Feliciano (União-PB), visa direcionar recursos para planos, ações e empreendimentos turísticos.

Uma das principais mudanças introduzidas pelo relator foi a exclusão dos hotéis do escopo da nova taxa. A Conturismo incidirá apenas sobre os usuários de plataformas digitais que alugam imóveis para temporada por sete dias ou menos – como Airbnb e Booking. Segundo o deputado Bismarck, é esse contingente que causa mais impacto na localidade visitada, sobrecarregando serviços de coleta de lixo, saneamento e trânsito.

Como será calculada a Conturismo?

O valor da contribuição será calculado com base no valor total das diárias pagas pelo locador. A alíquota proposta é de 1%, e o recolhimento ficará a cargo das plataformas digitais até o quinto dia útil do mês seguinte à hospedagem. A Receita Federal será responsável pela administração e fiscalização da arrecadação, que será destinada ao Fundo Geral de Turismo (Fungetur).

Para o deputado Damião Feliciano, autor do projeto original, a iniciativa busca contribuir com o esforço para o desenvolvimento da indústria turística nacional mediante o aumento dos recursos para investimentos no setor.

O projeto segue agora para análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após a aprovação nessas comissões, a proposta seguirá para votação na Câmara dos Deputados e, posteriormente, no Senado Federal. Somente após a aprovação em ambas as casas legislativas é que o projeto se tornará lei.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.