A Câmara dos Deputados modernizou suas diretrizes de comunicação com o lançamento de um novo Manual de Comunicação, substituindo o Manual de Redação que vigorou por duas décadas. O evento, que marcou as comemorações de 25 anos da Agência Câmara de Notícias, também incluiu um seminário sobre o impacto da inteligência artificial na comunicação pública.
O Manual atualizado abrange normas para diversas áreas, incluindo redação e produção para TV, rádio e a Agência Câmara, além de estabelecer diretrizes para a Rede Legislativa de Rádio e Televisão, redes sociais e ferramentas de participação popular. Ele também orienta o trabalho da assessoria de imprensa, detalha as normas do Portal Institucional e explica o funcionamento das áreas de Publicidade, Eventos e Cerimonial, e do Centro Cultural da Câmara.
Para o deputado Jilmar Tatto (PT-SP), secretário de Comunicação da Câmara, a comunicação é estratégica para a política e a cidadania. Ele enfatizou o compromisso dos veículos da Casa em promover "uma informação de qualidade, contrapondo-se aos modelos baseados apenas em interesses econômicos ou, ainda, aqueles ancorados em fake news".
O deputado Luciano Ducci (PSB-PR), secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais, destacou o Manual como um compromisso renovado com a transparência, a diversidade e a excelência na comunicação pública. Segundo ele, o guia foi "cuidadosamente elaborado para orientar jornalistas, publicitários, relações públicas e demais profissionais na produção de notícias e entrevistas, assegurando que cada informação divulgada esteja em conformidade com os mais altos padrões éticos e técnicos".
O texto introdutório do Manual reconhece as profundas mudanças na comunicação nas últimas duas décadas, justificando a necessidade de um guia completamente novo: "O mundo mudou, as instituições mudaram, as pessoas mudaram. Agora todos têm voz e querem ser ouvidos. Este Manual mostra como a comunicação da Câmara dos Deputados trabalha neste novo ambiente, sempre em ebulição, e como se prepara para o futuro".
O seminário "Comunicação Pública e Inteligência Artificial", realizado pela Diretoria-Executiva de Comunicação e Mídias Digitas (Direx), contou com a participação do professor Márcio Carneiro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Carneiro analisou o desenvolvimento da Inteligência Artificial Generativa (IAG) e alertou sobre "sete mitos" sobre a IAG, além de discutir o impacto da IAG em diversas profissões. Um estudo do Laboratório de Convergência de Mídias da UFMA aponta que profissões como produtor de conteúdo e analista de dados serão significativamente impactadas pela IAG, enquanto outras, como agente de segurança e assistente social, sofrerão impacto mínimo.
Duas pesquisas desenvolvidas por pesquisadores da Câmara também foram apresentadas. A jornalista Paula Medeiros analisou a evolução dos websites parlamentares desde 2008, identificando portais considerados digitalmente maduros pela União Interparlamentar e iniciativas que estimulam o engajamento popular. Segundo Medeiros, "Portais parlamentares informativos, fáceis de entender e de navegação simples, podem favorecer a aproximação da sociedade da discussão legislativa, principalmente se ferramentas que permitam a participação da sociedade estiverem presentes naquele portal e forem de fácil acesso", fortalecendo a democracia.
Já o jornalista Tiago Miranda apresentou sua pesquisa sobre a Agência Câmara, analisando o uso de seus conteúdos por veículos de comunicação, com foco no arcabouço fiscal (PLP 93/2023). Seu estudo concluiu que a Agência Câmara é uma fonte primária confiável para a cobertura legislativa.
O evento contou com a participação do diretor-executivo da Direx, Cleber Queiroz Machado, e da assessora de Conteúdo da Secom e Semid, Daniela Guerson André. O novo Manual de Comunicação está disponível online.
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