Política

Câmara debate regulamentação da profissão de técnico farmacêutico

A Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública nesta terça-feira (3 de dezembro de 2024) para discutir o Projeto de Lei 926/24, que visa regulamentar as atividades dos técnicos em farmácia. A sessão, realizada às 9 horas no plenário 7, foi solicitada pelo deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE).

O principal objetivo do debate é estabelecer um marco legal claro para a atuação desses profissionais. No entanto, uma preocupação central levantada pelo deputado Magalhães gira em torno do impacto da nova regulamentação no mercado de trabalho. Ele expressou receios de que a introdução de novos requisitos possa levar à exclusão de profissionais que já atuam na área e que não atendam imediatamente aos novos padrões. Em suas palavras: “A introdução de novos requisitos regulatórios pode inadvertidamente levar à exclusão de profissionais atualmente empregados que podem não atender imediatamente aos novos padrões

Magalhães defende a inclusão de medidas de proteção social para os técnicos em farmácia. Ele argumenta pela necessidade de se discutir e implementar salvaguardas e estratégias de transição que minimizem os riscos de desemprego. Essas estratégias, segundo o parlamentar, devem incluir ações de apoio para que os trabalhadores se adaptem às novas normas e requisitos da profissão.

A audiência pública, que teve caráter interativo, permitiu a participação de diversos atores interessados na discussão. Informações sobre os convidados e a possibilidade de envio de perguntas foram disponibilizadas.

O debate sobre o PL 926/24 reforça a importância de se equilibrar a necessidade de regulamentação profissional com a proteção dos direitos e a garantia de empregabilidade dos trabalhadores que já atuam na área farmacêutica. A aprovação de leis que impactam diretamente a vida profissional de milhares de pessoas exige uma análise cuidadosa e uma discussão ampla e participativa, que leve em consideração os diversos aspectos envolvidos, incluindo a segurança do emprego e a qualificação profissional.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.