Política

Câmara aprova suplementação alimentar obrigatória para crianças de até 12 anos

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que garante o fornecimento obrigatório de suplementos alimentares para crianças de até 12 anos. A medida, que surgiu do PL 4655/23, do deputado Fausto Pinato (PP-SP), impactará crianças em instituições públicas.

O texto aprovado, um substitutivo apresentado pelo relator, deputado Rafael Brito (MDB-AL), removeu a proposta original de financiar a iniciativa com recursos do FUNDEB. Brito justificou a retirada afirmando: “É preciso respeitar a natureza de cada despesa, especialmente ao considerar que a Constituição Federal faz vinculação obrigatória de impostos para gastos com saúde e educação”.

Beneficiários e prazos

A lei, caso aprovada, determina que o suplemento alimentar, na forma de fórmula farmacêutica líquida, seja fornecido em até 90 dias. A responsabilidade pela aquisição e distribuição caberá ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Para ter acesso ao benefício, as crianças precisam estar matriculadas na rede pública de ensino ou serem atendidas pelo SUS ou pelo SUAS. A aprovação se baseou na constatação de que 15,5% da população brasileira sofre de insegurança alimentar grave, segundo dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19.

Próximas etapas

O projeto, que segue o rito de tramitação conclusiva, passará por análise nas comissões de Saúde; Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Após aprovação nessas comissões, o texto seguirá para votação na Câmara e, posteriormente, no Senado, antes de se tornar lei.

Para mais informações sobre a tramitação de projetos de lei, acesse: Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Para acessar a íntegra da proposta, acesse: PL-4655/2023

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.