Política

Câmara aprova mudanças na recomposição de reservas legais

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (06/12/2024), o Projeto de Lei 2470/24. A proposta altera as regras para recomposição de áreas de reserva legal em propriedades rurais.

Atualmente, o Código Florestal exige que a reserva legal seja localizada na própria propriedade, com vegetação nativa. O PL 2470/24, no entanto, permite a recomposição da reserva em qualquer parte da propriedade, mesmo que a área original tenha sido convertida para outros usos.

A deputada Silvia Cristina (PP-RO), relatora do projeto, justificou a alteração alegando que muitos proprietários, por desconhecimento, designaram áreas produtivas para a reserva legal, prejudicando sua atividade. Segundo a deputada, a nova regra visa facilitar a recomposição da vegetação nativa em locais mais adequados, conciliando a produção agrícola com a preservação ambiental.

“A reserva legal deve ser recomposta de forma que os fragmentos de vegetação nativa se conectem, formando corredores e diminuindo o chamado ‘efeito de borda’, segundo o qual quanto menor o fragmento vegetativo, menor o seu efeito em termos de proteção da biodiversidade”,

afirmou a deputada Silvia Cristina.

A relatora incluiu ainda uma importante modificação no projeto original, apresentado pelo deputado Lucio Mosquini (MDB-RO). A versão aprovada prevê a isenção de punições, tanto administrativas quanto civis e criminais, para proprietários que optarem por recompor a reserva legal em local diferente do originalmente designado. Inicialmente, a proposta previa apenas a anulação das penalidades administrativas.

Próximos passos

O projeto segue agora para análise das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após a aprovação nessas comissões, o PL 2470/24 seguirá para votação no plenário da Câmara dos Deputados e, posteriormente, no Senado Federal, para então, se aprovado por ambas as casas legislativas, ser sancionado e transformado em lei.

Para mais informações sobre a tramitação de projetos de lei, acesse: Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Para acessar a íntegra da proposta: PL-2470/2024

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.