Começa nesta semana a edição itinerante do Salão do Estudante, feira de educação que visa conectar estudantes brasileiros a universidades e instituições de ensino de diversos países. As cidades de Salvador, Recife e Maceió sediarão o evento, que oferece informações sobre programas de graduação, pós-graduação, intercâmbio e cursos de idiomas no exterior.
A feira, organizada pela BMI, terá as seguintes datas e locais:
- Salvador: Domingo (13), no Fiesta Convention Center
- Recife: Terça-feira (15), no Mar Hotel Conventions
- Maceió: Quarta-feira (16), no Hotel Ritz Lagoa da Anta
A inscrição para o Salão do Estudante é gratuita e pode ser realizada através do site do evento.
O Salão do Estudante já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, com o apoio de órgãos governamentais e representações diplomáticas dos países participantes. Priscilla Gomes, diretora de eventos da BMI no Brasil, destaca o papel da feira como um elo entre universidades internacionais e estudantes brasileiros.
"Ele promove esse encontro, onde existe a demanda das universidades em receber estudantes internacionais e a dos estudantes brasileiros de estudarem no exterior para adquirir conhecimentos e, principalmente, voltar com um currículo muito mais interessante para o mercado de trabalho brasileiro", afirma Priscila.
A feira contará com estandes e seminários com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre opções de cursos, acomodação, vistos e custos envolvidos em estudar no exterior.
Esta edição reunirá mais de 55 instituições de ensino superior e escolas de idiomas de diversos países, com a presença de profissionais especializados em processos de admissão, bolsas de estudo e vistos de estudante. Entre os países representados, destacam-se:
- Canadá
- China
- Estados Unidos
- França
- Holanda
- Irlanda
- Portugal
A diretora de eventos da BMI ressalta que o evento proporciona um contato direto entre representantes de universidades renomadas e estudantes brasileiros interessados em estudar fora.
Portugal em destaque
Com uma expressiva comunidade de 513 mil brasileiros, segundo estudo da Secretaria de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), disponível no estudo Comunidades Brasileiras no Exterior, Portugal se consolida como um dos principais destinos para estudantes brasileiros e terá forte presença no Salão do Estudante.
O país ibérico estará representado por 24 instituições de ensino superior, incluindo:
- Universidade de Lisboa
- Universidade do Porto
- Universidade do Minho
- Universidade de Aveiro
- Universidade Católica Portuguesa
- Instituto Politécnico do Porto
A participação portuguesa é coordenada pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e conta com o apoio de entidades acadêmicas, diplomáticas e da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), com presença confirmada em Salvador. Universidades portuguesas frequentemente aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de seleção, além de oferecerem bolsas de estudo por mérito acadêmico, critérios socioeconômicos e áreas estratégicas. Instituições privadas possuem seus próprios processos seletivos.
Denise Castilho de Matos, coordenadora da Internacionalização da Agência Erasmus +, ressalta a forte ligação entre Brasil e Portugal no âmbito da educação.
"Brasil e Portugal compartilham laços históricos e culturais que se refletem na educação. Todos os anos, mais brasileiros escolhem Portugal para estudar, atraídos pela qualidade acadêmica, pela proximidade linguística e pelas oportunidades de mobilidade e empregabilidade", afirma Denise.
Dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) revelam que 14.491 estudantes brasileiros frequentaram instituições portuguesas no ano letivo de 2023-2024, distribuídos entre cursos técnicos superiores, licenciaturas, mestrados, mestrados integrados e doutorados.
Outras opções
Os Estados Unidos também marcarão presença no Salão do Estudante, acompanhados por diversas instituições de ensino e pela EducationUSA, rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano, que fornecerá suporte aos estudantes interessados em estudar no país, orientando sobre o processo de admissão e obtenção do visto americano.
Além disso, representantes de programas como Campus France (França) e Education in Ireland (Irlanda) estarão disponíveis para consultoria sobre vistos, bolsas de estudo e oportunidades em seus respectivos países.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.