O uso e a venda indiscriminada de medicamentos análogos ao GLP-1, como o Ozempic, serão debatidos na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (11), a partir das 17h, no plenário 7. A audiência, solicitada pelos deputados Dr. Francisco (PT-PI) e Flavia Morais (PDT-GO), abordará a crescente utilização desses fármacos, aprovados para o tratamento de obesidade e diabetes, mas frequentemente usados para fins estéticos.
A preocupação dos parlamentares reside no aumento significativo nas vendas desses medicamentos, muitas vezes sem a devida prescrição médica. A deputada Flavia Morais destaca que "Tal prática desconsidera a necessidade de orientação médica e o potencial risco de efeitos colaterais graves, como pancreatite, conforme registrado nas bulas aprovadas pela Anvisa".
Os medicamentos em questão, de tarja vermelha, exigem receita médica para sua venda. O deputado Dr. Francisco ressalta que a proximidade do vencimento das patentes desses fármacos pode aumentar sua acessibilidade, intensificando o risco de uso inadequado. Ele defende a necessidade de discutir "os possíveis impactos do uso e da venda desses medicamentos e avaliar a viabilidade de medidas para ampliar o controle, como a retenção obrigatória de prescrições e outras restrições de venda com classificação especial, a fim de proteger a saúde pública e garantir o uso seguro e adequado dessas moléculas".
A audiência pública será interativa, permitindo que o público envie perguntas. Mais informações sobre a audiência e como participar estão disponíveis aqui.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.