SaúdeNatal
Tendência

Secretaria de Saúde de Natal alerta para cuidados com a varicela

A infecção se manifesta com maior frequência em crianças, causando erupções cutâneas e coceira, porém, em adultos, pode trazer complicações mais graves.

A varicela, também conhecida como catapora, é uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus Varicela-Zoster. Com maior incidência entre os meses de outubro e fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu um alerta para reforçar as medidas de prevenção e controle, devido ao aumento das notificações neste período sazonal.

De acordo com a SMS, Natal registrou em 2023 um total de 48 casos isolados e três surtos, sendo que em 2024, até o momento, os números mostram 38 casos isolados confirmados e três novos surtos, situação que exige atenção da população. Esses surtos ocorreram tanto em ambientes institucionais quanto entre pessoas com vínculo direto.

A transmissão da catapora ocorre de forma muito rápida, seja por contato direto com secreções respiratórias, seja pelo líquido das bolhas que surgem na pele dos infectados. A infecção se manifesta com maior frequência em crianças, causando erupções cutâneas e coceira, porém, em adultos, pode trazer complicações mais graves.

Entre os sintomas mais comuns estão: febre, coceira intensa, bolhas no corpo e nas mucosas, mal-estar, dor de cabeça e perda de apetite. O período de incubação da varicela varia entre 4 e 16 dias. Não existe um tratamento específico para a doença, mas os sintomas podem ser aliviados com higiene cuidadosa, utilizando água e sabão durante o banho, e evitando coçar as lesões para prevenir infecções secundárias.

A vacinação é a principal medida de prevenção contra a catapora. O imunizante aplicado é a vacina tetra viral, que também protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Em Natal, a vacina está disponível para crianças aos 15 meses e aos 4 anos. Até o momento, cerca de 47% do público-alvo da cidade foi vacinado, um número abaixo do ideal para garantir a proteção coletiva.

As vacinas podem ser encontradas nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h, bem como nos pontos extras nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam das 13h às 20h durante a semana e das 15h às 20h aos sábados.

De acordo com especialistas da SMS Natal, é essencial que qualquer pessoa que tenha contato com um paciente infectado fique atenta aos primeiros sinais da doença, como o surgimento de bolhas e febre. Se esses sintomas aparecerem, o indicado é procurar uma unidade de saúde mais próxima para uma avaliação profissional e orientação sobre o tratamento adequado.

O alerta reforça a importância da vacinação e dos cuidados preventivos durante esse período de maior risco, especialmente para evitar complicações em adultos não vacinados e a propagação da doença, que é de fácil transmissão.

Secretaria de Saude de Natal alerta para cuidados com a varicela
Foto: SMS / Divulgação

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.