Saúde

Rio de Janeiro segue Ministério da Saúde e inclui idosos e gestantes na vacinação de rotina contra covid-19

O estado do Rio de Janeiro alinhou-se às diretrizes do Ministério da Saúde e incorporou idosos com 60 anos ou mais e gestantes ao público-alvo da vacinação de rotina contra a covid-19. A decisão, anunciada pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES), visa otimizar o uso de diferentes formulações de vacinas, adequando-as às necessidades de variadas faixas etárias e grupos específicos. A medida prioriza a aplicação estratégica desses imunobiológicos, segundo a SES.

Conforme a nova orientação, idosos devem receber doses de reforço a cada seis meses, independentemente do número de doses já recebidas. Gestantes devem ser vacinadas a cada gravidez, também sem levar em conta as doses anteriores. Para implementar o calendário, a SES distribuiu 35 mil doses para os 92 municípios do estado. O objetivo é garantir que todos os grupos prioritários estejam protegidos, segundo a secretária de estado de Saúde, Cláudia Mello, que afirmou: “É importante reforçar a imunização para proteger quem mais precisa, e para garantir que os novos cidadãos do estado estejam seguros contra a covid”.

A vacina utilizada nesta etapa tem como base uma linhagem ancestral do vírus SARS-CoV-2, e será atualizada periodicamente para garantir eficácia contra novas variantes. Segundo a secretaria, essa tecnologia já foi utilizada anteriormente com a vacina SpikeVax, conhecida como XBB, em referência a uma variante anterior.

O subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sérgio Ribeiro, destacou a importância da vacinação contínua para reduzir casos graves e óbitos no estado do Rio de Janeiro: “Com a chegada dessa nova vacina na rotina do Calendário Nacional de Vacinação, a gente consegue sustentar a redução de casos graves e óbitos pela covid-19 no estado do Rio de Janeiro”.

Cronograma de Vacinação

Além dos idosos e gestantes, crianças entre 6 meses e 5 anos já estão incluídas no calendário desde janeiro de 2024. Para outros grupos prioritários com 5 anos ou mais, será avaliada a vacinação especial contra a covid-19. A SES também recomendou que os municípios intensifiquem a divulgação da vacina e realizem ações para garantir uma cobertura vacinal homogênea em todo o estado.

Grupos e Periodicidade:

  • Idosos (60 anos ou mais): Dose de reforço a cada 6 meses, independente do número de doses anteriores.
  • Gestantes: Vacinação em qualquer momento da gestação, e a cada gestação, independente das doses prévias.
  • Crianças (6 meses a 5 anos): Já contempladas desde janeiro de 2024.
  • Demais grupos prioritários (5 anos ou mais): Vacinação especial contra a covid-19.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.