Saúde

O que é a “Virose da Mosca” e quais os seus sintomas

A gastroenterite viral, popularmente conhecida como “Virose da Mosca”, tem movimentado unidades de saúde de várias regiões do Rio Grande do Norte.

Conhecida cientificamente como Doença Diarreica Aguda (DDA), a virose da mosca ganhou este nome devido ao crescente aparecimento de moscas no período chuvoso do ano. Estas, pousam em áreas contaminadas e depois em alimentos, podendo transportar microrganismos que levam doenças para dentro de sua casa.

Mas, você sabia que as moscas não são as únicas que podem transmitir a virose?

Como ocorre a transmissão?

Mesmo por esse nome, a virose da mosca não é transmitida apenas por este inseto. A transmissão ocorre principalmente por meio da contaminação de alimentos e água, o que pode acontecer através das mãos da própria pessoa ou de outras ou de insetos que transportem os microrganismos.

Sintomas

Nos casos de infecções virais, os sintomas são mais brandos e costumam desaparecer em até cinco dias. Já as infecções causadas por bactérias são mais severas. Persistindo os sintomas ou surgindo sinais de desidratação, não hesite em procurar o médico.

Confira abaixo, todos os sintomas da virose da mosca:

  • Febre
  • Dor no corpo
  • Desconforto abdominal
  • Vômito
  • Diarreia
  • Coriza
  • Moleza
  • Ardência nos olhos

Prevenção

Higienizar as mãos com frequência; tomar bastante água tratada para evitar a desidratação; evitar lixeiras próximas a fogões e pias; não acumular lixo por mais de cinco dias; cozinhar, lavar e guardar adequadamente todos os alimentos. Além, é claro, de manter o ambiente limpo para se proteger de moscas, baratas e outros vetores.

Caso as moscas ainda consigam se desenvolver dentro de casa mesmo seguindo as dicas citadas acima, recomenda-se o uso de inseticidas e redes contra insetos nas janelas.

Observação

É preciso ter cuidado especial com as crianças, que ainda estão em processo de fortalecimento da imunidade e por isso sofrem mais. O principal risco é de desidratação, por isso, os pais precisam ficar em alerta com os primeiros sintomas e dar sempre bastante líquido. Em caso de suspeita de Dengue, o médico dever ser urgentemente consultado.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.