A gastroenterite viral, popularmente conhecida como “Virose da Mosca”, tem movimentado unidades de saúde de várias regiões do Rio Grande do Norte.
Conhecida cientificamente como Doença Diarreica Aguda (DDA), a virose da mosca ganhou este nome devido ao crescente aparecimento de moscas no período chuvoso do ano. Estas, pousam em áreas contaminadas e depois em alimentos, podendo transportar microrganismos que levam doenças para dentro de sua casa.
Mas, você sabia que as moscas não são as únicas que podem transmitir a virose?
Como ocorre a transmissão?
Mesmo por esse nome, a virose da mosca não é transmitida apenas por este inseto. A transmissão ocorre principalmente por meio da contaminação de alimentos e água, o que pode acontecer através das mãos da própria pessoa ou de outras ou de insetos que transportem os microrganismos.
Sintomas
Nos casos de infecções virais, os sintomas são mais brandos e costumam desaparecer em até cinco dias. Já as infecções causadas por bactérias são mais severas. Persistindo os sintomas ou surgindo sinais de desidratação, não hesite em procurar o médico.
Confira abaixo, todos os sintomas da virose da mosca:
- Febre
- Dor no corpo
- Desconforto abdominal
- Vômito
- Diarreia
- Coriza
- Moleza
- Ardência nos olhos
Prevenção
Higienizar as mãos com frequência; tomar bastante água tratada para evitar a desidratação; evitar lixeiras próximas a fogões e pias; não acumular lixo por mais de cinco dias; cozinhar, lavar e guardar adequadamente todos os alimentos. Além, é claro, de manter o ambiente limpo para se proteger de moscas, baratas e outros vetores.
Caso as moscas ainda consigam se desenvolver dentro de casa mesmo seguindo as dicas citadas acima, recomenda-se o uso de inseticidas e redes contra insetos nas janelas.
Observação
É preciso ter cuidado especial com as crianças, que ainda estão em processo de fortalecimento da imunidade e por isso sofrem mais. O principal risco é de desidratação, por isso, os pais precisam ficar em alerta com os primeiros sintomas e dar sempre bastante líquido. Em caso de suspeita de Dengue, o médico dever ser urgentemente consultado.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.