Rio Grande do NorteSaúde
Tendência

Mutirão de mamografias acontece no Centro Administrativo do RN

As servidoras estaduais são o público principal da ação, mas o evento é aberto a todas as mulheres que se encaixem nos critérios estabelecidos.

Em mais uma iniciativa de prevenção ao câncer de mama em alusão ao Outubro Rosa, o Governo do Rio Grande do Norte, em parceria com o Grupo Reviver e o Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), realiza entre os dias 11 e 14 de novembro um mutirão de mamografias. O evento acontecerá no Centro Administrativo do Estado, em Natal, e é voltado para mulheres de 40 a 75 anos, com foco na prevenção e diagnóstico precoce.

Além da faixa etária prevista, o mutirão também atenderá mulheres com menos de 40 anos, desde que apresentem uma requisição médica para o exame. Para participar, as interessadas devem comparecer com Carteira de Identidade (RG), Cartão do SUS e um comprovante de residência.

Os atendimentos ocorrerão no estacionamento da Escola de Governo, de forma organizada por ordem de chegada. A partir das 7 horas, fichas serão distribuídas para os exames, e cada turno contará com aproximadamente 30 atendimentos, o que totaliza uma média de 60 exames por dia. As servidoras estaduais são o público principal da ação, mas o evento é aberto a todas as mulheres que se encaixem nos critérios estabelecidos.

O exame de mamografia é rápido, com duração média de 10 a 15 minutos. O resultado será entregue na Escola de Governo aproximadamente 30 dias após a realização do exame.

Entenda a importância da mamografia

Mutirão de mamografia gratuita chega a Felipe Camarão
Foto: Instagram / Grupo Reviver

A mamografia é um exame não invasivo que utiliza um equipamento específico, o mamógrafo, para obter imagens das mamas. Ele é essencial para identificar alterações ou nódulos não palpáveis, como microcalcificações e outras formações que podem indicar o desenvolvimento do câncer de mama em estágios iniciais.

A recomendação médica é que mulheres a partir dos 40 anos realizem o exame anualmente para rastrear possíveis alterações.

Parceiro do Governo nesta ação, o Grupo Reviver é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2012, que atua na prevenção ao câncer e no apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade. Com foco nas regiões Metropolitana e Central de Natal e áreas do interior do Estado, o grupo promove ações como mamografias e exames preventivos em localidades com pouco acesso a serviços de saúde. O Reviver se mantém ativo por meio de doações e parcerias públicas e privadas.

Serviço:

  • Mutirão de Mamografias
  • Local: Escola de Governo, Centro Administrativo do Estado, Natal, RN
  • Data: 11 a 14 de novembro
  • Horário: 7h30 às 17h30
  • Público-alvo: Mulheres entre 40 e 75 anos (mulheres com menos de 40 anos mediante requisição médica)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.