A agência reguladora de saúde dos Estados Unidos (FDA) acaba de aprovar o primeiro tratamento medicamentoso para apneia obstrutiva do sono (AOS), uma condição que afeta milhões de americanos. A decisão permite o uso do medicamento para perda de peso Zepbound para tratar pacientes obesos que sofrem de apneia do sono de moderada a grave.
“Este é um grande avanço para pacientes com apneia obstrutiva do sono”, declarou Sally Seymour, oficial da FDA, ao anunciar a aprovação do Zepbound, produzido pela farmacêutica Eli Lilly. O medicamento já havia sido autorizado para pessoas obesas ou com sobrepeso e que apresentam condições de saúde relacionadas, como diabetes tipo 2, colesterol alto ou pressão alta.
Como funciona o Zepbound:
O Zepbound atua ativando receptores de hormônios secretados pelo intestino, reduzindo o apetite e a ingestão de alimentos. Estudos demonstraram que, ao promover a perda de peso, o medicamento também melhora a apneia obstrutiva do sono, conforme apontado em comunicado da FDA.
O que é apneia obstrutiva do sono?
A apneia obstrutiva do sono é uma condição perigosa na qual a respiração de uma pessoa é interrompida intermitentemente durante o sono. Essas interrupções causam despertares repetidos durante a noite, impedindo que a pessoa alcance estágios de sono profundo e reparador. A condição está ligada a um risco aumentado de pressão alta, derrame e depressão. Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono, cerca de 30 milhões de adultos nos Estados Unidos sofrem de apneia do sono.
Impacto da aprovação do Zepbound:
A aprovação da FDA permite o uso do Zepbound para tratar a AOS de moderada a grave em adultos com obesidade. Até agora, os tratamentos para a apneia do sono geralmente envolviam o uso de máquinas CPAP, que fornecem um fluxo contínuo de ar através de uma máscara para manter as vias aéreas do usuário abertas, ou procedimentos cirúrgicos.
Estudos clínicos e resultados:
Dois estudos clínicos demonstraram que o Zepbound reduziu a frequência dos episódios de apneia do sono. Essa melhoria é provavelmente ligada à perda de peso dos pacientes, conforme apontou a FDA. Segundo Patrik Jonsson, executivo da Eli Lilly, cerca de metade dos pacientes nos estudos clínicos apresentaram melhorias tão significativas que deixaram de apresentar sintomas associados à AOS, o que representa um avanço fundamental na redução do fardo da doença e dos seus desafios de saúde associados.
O Zepbound, administrado por injeção uma vez por semana, deve ser combinado com exercícios físicos e uma dieta com restrição calórica, segundo a FDA. O medicamento faz parte de uma nova geração de drogas que combatem a obesidade e condições relacionadas, imitando a função de um hormônio que secreta insulina, retarda o esvaziamento do estômago e suprime o apetite.
Vale ressaltar que o medicamento inclui o Ozempic, da Novo Nordisk, que foi aprovado nos Estados Unidos em 2017 e se tornou um medicamento popular sob prescrição.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.