Saúde

Desequilíbrio Circadiano: Metabolismo se recupera mais rápido que o sono após alteração de horário

Um novo estudo investiga os efeitos de um desequilíbrio do ritmo circadiano, o relógio biológico interno do corpo, no metabolismo humano. O corpo possui uma rede de relógios circadianos que influenciam a saúde, incluindo o sono e o metabolismo. Um relógio central no cérebro está intimamente ligado aos ritmos circadianos do sono, mas outros tecidos, como fígado, músculos e gordura, também possuem seus próprios relógios, desempenhando um papel importante no metabolismo.

O estudo, publicado em uma pesquisa recente, analisou os efeitos de uma mudança de cinco horas no padrão de sono e atividades de um grupo de homens e mulheres com idade média de 45 anos e sobrepeso, mas sem problemas de saúde diagnosticados. A alimentação foi controlada pela equipe de pesquisa.

Os participantes tiveram seus horários de sono atrasados em cinco horas. Foram feitas medições antes do atraso e durante os cinco dias seguintes. As medições incluíram marcadores sanguíneos do metabolismo, o biomarcador do relógio cerebral (melatonina), além de avaliações subjetivas de sonolência e alerta ao longo do dia.

Os resultados mostraram um aumento na sonolência noturna e redução no alerta noturno imediatamente após o atraso de cinco horas. Isso ocorreu em paralelo com alterações nos ritmos de concentração de melatonina, indicando uma mudança no relógio cerebral. Essas alterações se reajustaram gradualmente nos cinco dias seguintes, mas sem recuperação completa aos níveis iniciais.

Efeitos metabólicos: O atraso de cinco horas causou diversas mudanças metabólicas, incluindo:

  • Redução no gasto energético de 24 horas em resposta às refeições;
  • Liberação mais lenta do conteúdo estomacal após o café da manhã;
  • Diferenças na regulação do açúcar no sangue e da gordura.

Em contraste com a sonolência e o marcador do relógio cerebral (melatonina), todas as alterações metabólicas foram totalmente reajustadas nos cinco dias seguintes ao desequilíbrio circadiano. Algumas dessas mudanças metabólicas se reajustaram completamente em apenas três dias. Portanto, a recuperação metabólica foi muito mais rápida do que a recuperação do relógio cerebral e da sonolência subjetiva.

Implicações para trabalhadores em turnos e viajantes frequentes: A pesquisa confirma que o desequilíbrio circadiano prejudica o metabolismo humano, mas sugere que esse prejuízo é menor e de duração mais curta do que as alterações na sonolência e no alerta. Essa descoberta é relevante para o grande número de pessoas em todo o mundo que trabalham em turnos ou viajam frequentemente. Pesquisas anteriores sobre desequilíbrio circadiano humano testaram uma diferença de 12 horas entre o sistema de relógio interno e as mudanças ambientais, invertendo os padrões ambientais e comportamentais em um ou dois dias, como demonstrado em estudo anterior, mostrando mudanças no metabolismo e pior controle do açúcar no sangue.

Apesar das limitações do estudo – a necessidade de participantes com características semelhantes para reduzir a variabilidade e a possibilidade de diferentes grupos de pessoas responderem de forma diferente – a pesquisa indica que as pessoas sujeitas a desequilíbrio circadiano devem continuar a se concentrar em conselhos estabelecidos para redefinir os ritmos de sonolência e alerta, como demonstrado em orientações preexistentes. Isso inclui exposição (ou evitação) à luz em determinados horários do dia. Tomar suplementos de melatonina em um horário adequado à nova rotina também pode ajudar. Em pessoas geralmente saudáveis, parece que a perturbação metabólica do desequilíbrio circadiano se adapta relativamente rápido. No entanto, é importante ter uma dieta de boa qualidade e, sempre que possível, minimizar a ingestão de alimentos no final da noite, como sugerido em estudos sobre alimentação noturna.

Jonathan Johnston, Professor de Cronobiologia e Fisiologia Integrativa, University of Surrey; Alan Flanagan, Pesquisador Pós-doutoral em Crononutrição, University of Surrey; e Alex Johnstone, Cadeira Pessoal em Nutrição, The Rowett Institute, University of Aberdeen.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.