A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (10/12/2024), o Projeto de Lei 2461/20, que cria a Lei de Atenção à Gagueira e à Pessoa que Gagueja. A proposta, de autoria do deputado José Nelto (União-GO), recebeu parecer favorável da relatora, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), que fez apenas ajustes técnicos.
De acordo com o projeto, a gagueira será definida como “distúrbio do neurodesenvolvimento, iniciado na infância, que afeta a fluência da fala”. A nova lei visa garantir o direito ao diagnóstico precoce e ao tratamento multiprofissional, combatendo a discriminação sofrida por pessoas que gaguejam.
O texto aprovado determina que o Poder Executivo crie instrumentos para diagnóstico e tratamento interdisciplinar, protegendo-as de negligência e discriminação. Além disso, estabelece a obrigação de todos em comunicar à autoridade competente qualquer ameaça ou violação de direitos sofrida por uma pessoa devido à sua gagueira.
Entre os objetivos da nova lei estão: incentivar atividades e campanhas de conscientização sobre a gagueira nas escolas públicas; combater a discriminação; e garantir o acesso a atendimento e tratamento adequado.
O projeto, aprovado em caráter conclusivo na Câmara, segue agora para análise do Senado. Caso não haja recurso para votação no Plenário da Câmara, a aprovação final depende da concordância do Senado para que então se torne lei.
https://www.camara.leg.br/noticias/573454-SAIBA-MAIS-SOBRE-A-TRAMITACAO-DE-PROJETOS-DE-LEI Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.