Saúde
Tendência

Apenas 23% dos brasileiros recorrem ao SUS para cuidados odontológicos, diz pesquisa

A maioria das cidades não tem estrutura odontológica adequada no SUS e, quando há, o atendimento é limitado, especialmente para casos complexos.

Uma pesquisa inédita da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos) com o apoio do CFO (Conselho Federal de Odontologia) e executada pela consultoria italiana Key-Stone, revelou que apenas 23% dos brasileiros buscam atendimento odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O levantamento, realizado entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, destacou que a maioria desses pacientes está em faixas de renda mais baixas e possui menor escolaridade.

Enquanto isso, 74% dos atendimentos são realizados na rede privada, evidenciando a predominância do setor particular na odontologia brasileira. Para Paulo Henrique Fraccaro, CEO da ABIMO, fatores como a infraestrutura deficiente nos municípios e a falta de integração entre médicos e dentistas impactam diretamente a utilização do SUS.

A maioria das cidades não tem estrutura odontológica adequada no SUS e, quando há, o atendimento é limitado, especialmente para casos complexos. Além disso, problemas dentários diagnosticados durante consultas médicas raramente resultam em orientação para buscar um dentista”, explica Fraccaro.

Claudio Miyake, presidente do CFO, enfatiza a relevância da Política Nacional de Saúde Bucal, que, desde 2023, incorporou o Programa Brasil Sorridente ao SUS. Segundo Miyake, a medida é um marco, mas depende de esforço conjunto entre União, estados e municípios para ampliar o acesso aos serviços odontológicos.

A nova política é um avanço importante, mas precisa ser efetivamente implementada para garantir que brasileiros, especialmente os mais vulneráveis, tenham acesso desde a atenção primária até tratamentos especializados”, ressalta.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.