Saúde
Tendência

ANS lança ferramenta inédita para mapear profissionais de saúde no setor privado

O painel foi desenvolvido a partir de estudos que analisaram as três maiores bases de dados de prestadores de serviços de saúde do país.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apresentou uma nova ferramenta para mapear a disponibilidade de profissionais e estabelecimentos de saúde que atendem beneficiários de planos de saúde em todo o território nacional.

O painel de Rede e de Vazios Assistenciais na Saúde Suplementar busca facilitar a consulta sobre a oferta de serviços, como médicos de diversas especialidades, cirurgiões-dentistas, e locais que oferecem atendimento de urgência, internação e procedimentos de alta complexidade, como hemodiálise, quimioterapia e radioterapia. Atualmente, todos os municípios brasileiros contam com usuários de planos de saúde.

Segundo Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, o lançamento do painel representa um marco para o setor, com o objetivo de disseminar dados no setor privado de saúde. “A ferramenta viabilizará avanços no monitoramento de rede assistencial, bem como a promoção de ações regulatórias em prol da garantia de acesso na saúde suplementar“, afirmou.

O painel foi desenvolvido a partir de estudos que analisaram as três maiores bases de dados de prestadores de serviços de saúde do país. A ferramenta oferece um panorama completo, desde a existência de serviços essenciais, como atendimentos de urgência e internações, até a identificação de vazios assistenciais, ou seja, a falta de profissionais e serviços de saúde em determinadas regiões.

No futuro, o painel servirá como instrumento para pesquisa, análise e comparação com outras bases de dados, trazendo benefícios para a sociedade, para a Saúde Suplementar, para o Ministério da Saúde, gestores e pesquisadores.

Principais funcionalidades do painel

  • Consulta sobre a disponibilidade de prestadores de serviços de saúde;
  • Mapeamento de médicos de diversas especialidades e cirurgiões-dentistas;
  • Localização de estabelecimentos que oferecem atendimento de urgência e internação;
  • Identificação de locais que realizam procedimentos de alta complexidade, como hemodiálise, quimioterapia e radioterapia;
  • Detecção de vazios assistenciais em diferentes regiões do país.

A iniciativa da ANS visa proporcionar um maior controle e acesso à informação sobre a rede de saúde suplementar, beneficiando tanto os usuários de planos de saúde quanto os gestores e profissionais do setor. Com o painel, a expectativa é que se promova uma melhor distribuição dos recursos e uma maior equidade no acesso aos serviços de saúde.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.