Entretenimento

Netflix vai cobrar pelo compartilhamento de senhas

Nas próximas semanas, a empresa lançará um teste piloto em três países

A Netflix vai começar a reprimir usuários que compartilham senhas sem estar na mesma casa. A empresa está testando uma ferramenta na América Latina que convida esses usuários a transferir seu perfil para uma nova conta ou pagar um extra por cada membro adicional.

A maior operadora de streaming do mundo permite que você crie até cinco perfis diferentes na mesma conta e reproduza conteúdo em no máximo quatro telas ao mesmo tempo. Segundo a empresa, esses recursos projetados para a mesma família “são muito populares, mas também criaram alguma confusão sobre quando e como a senha da Netflix pode ser compartilhada”.

As contas são compartilhadas entre as famílias“, diz Chengyi Long, diretor de inovação de produtos da Netflix , “o que afeta nossa capacidade de investir em novos programas de TV e filmes para nossos membros“.

Mas calma, incialmente essa cobrança extra não atingirá os usuários do Brasil. Nas próximas semanas, a empresa lançará um teste piloto no Chile, Costa Rica e Peru que dará aos usuários duas opções:

  • Adicione um ou dois membros adicionais à conta por um custo extra: Os planos Standard e Premium permitirão que você adicione uma ou duas subcontas com seu próprio nome de usuário e senha à conta principal da Netflix por menos do que o custo de uma assinatura individual. No Chile, cada subconta adicional custará 2.380 CLP. Na Costa Rica, 2,99 USD. No Peru, 7,9 PEN.
  • Transfira seu perfil para uma nova conta ou subconta: como alternativa, os usuários dos planos Básico, Standard e Premium poderão transferir seu perfil para uma nova conta Netflix, mantendo seu histórico de exibição, seção Minha lista e recomendações personalizadas. Nos planos Standard e Premium, eles também poderão converter seu perfil em subconta, pagando um preço menor.

A Netflix já havia tomado medidas contra senhas compartilhadas no ano passado, mas foram medidas tão pequenas que chegavam a pedir ao usuário que comprovasse que era o legítimo proprietário da conta por meio de um código de verificação enviado para o e-mail ou número de telefone associado à conta . Se o dono da conta fosse um conhecido, bastava pedir para ele reenviar o código.

Mas essa nova medida pode ser algo definitivo. Acabou a mamata das contas compartilhadas? A Netflix pode liderar o bonde e espalhar essa ideia para muitas outras plataformas de vídeo e música sob demanda. (O Spotify vem perseguindo essas práticas há muito tempo e pode adotar uma abordagem semelhante.)

A Netflix tem 221 milhões de assinantes em todo o mundo, 34% dos quais nos Estados Unidos e Canadá. De acordo com uma pesquisa da LendingTree, 4 em cada 10 americanos usam as credenciais de outra pessoa para acessar o serviço. A mesma pesquisa sugere que a Netflix é o serviço “mais emprestado”: 52% dos entrevistados compartilharam uma senha em algum momento.

Apesar de tudo , a Netflix esclarece que as mudanças anunciadas não chegarão ao resto do mundo até que sejam estudados os resultados no Chile, Costa Rica e Peru.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.