Vaticano divulga imagens póstumas do Papa Francisco e revela detalhes de seu testamento

Vaticano divulga imagens póstumas do Papa Francisco e revela detalhes de seu testamento
Foto: Vatican News

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do corpo do Papa Francisco, que faleceu na última segunda-feira (21). As imagens mostram o pontífice em um caixão de madeira, na Casa Santa Marta, no Vaticano.

A morte de Francisco, aos 88 anos, foi confirmada após um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de colapso cardiovascular irreversível, conforme atestado médico divulgado pela Santa Sé. O documento, assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, detalha que o Papa entrou em coma antes de falecer, às 7h35 (horário local).

O boletim médico também registrou que Francisco possuía um histórico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2. Arcangeli declarou que as causas da morte, segundo seu conhecimento e consciência, são as indicadas no relatório. Para entender melhor os ritos fúnebres, veja mais sobre o processo de eleição do novo Papa.

O Cardeal Kevin Farrell, Camerlengo do Vaticano, foi quem anunciou o falecimento do Papa: “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã (horário local), o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Sua Igreja”. Após a morte de Francisco, o Cardeal Farrell assumiu momentaneamente o Vaticano.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

Adicionalmente, o Vaticano tornou público o testamento deixado por Francisco, datado de 29 de junho de 2022. No documento, o Papa expressa o desejo de que seu sepultamento seja realizado com simplicidade, em um túmulo no chão, sem decoração especial, contendo apenas a inscrição “Franciscus”.

O testamento também especifica que o corpo do pontífice seja sepultado na Basílica Papal de Santa Maria Maior. “Desejo que minha última viagem terrena se conclua justamente neste antiquíssimo santuário mariano, onde ia rezar no início e no fim de cada viagem apostólica, para confiar com fé minhas intenções à mãe imaculada e agradecer-lhe por seu cuidado dócil e materno”, escreveu o Papa.

Francisco também manifestou preocupação com os custos do funeral, determinando que as despesas sejam cobertas com recursos de um benfeitor destinados à Basílica Papal de Santa Maria Maior, conforme instruções transmitidas ao Monsenhor Rolandas Makrickas.

Em sua mensagem final, o Papa expressou um desejo de fraternidade mundial: “Que o Senhor conceda a merecida recompensa àqueles que me amaram e continuarão a rezar por mim. Ofereço o sofrimento que se fez presente na parte final da minha vida ao Senhor, pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos”. O corpo do Papa Francisco será velado na Basílica de São Pedro a partir de quarta-feira (23).

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.